Autoridade, obediência e disciplina na educação

Reflexões sobre o discurso do Movimento Escola Sem Partido e dos apoiadores da militarização escolar

Palavras-chave: escola sem partido, militarização, autoridade, obediência, disciplina

Resumo

O presente artigo procura refletir sobre o discurso empreendido pelo Movimento Escola Sem Partido (MESP) e pelos apoiadores do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PECIM) sobre autoridade, obediência e disciplina e a noção de Arendt de “autoridade na educação”. Por meio de pesquisa bibliográfica define o conceito de “autoridade na educação” e, a partir de manifestações publicadas por apoiadores do MESP e do PECIM, as suas concepções de autoridade, obediência e disciplina. Após contrastá-las, conclui que a concepção de autoridade, obediência e disciplina do MESP e do PECIM expõe a democracia ao perigo porque limitam a educação à autoridade inquestionável e à obediência cega. Por fim, a partir da noção de “autoridade na educação”, reflete e propõe uma provocação sobre o que pode ser, então, a obediência e a disciplina na educação em uma sociedade que se pretende democrática.

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Biografia do Autor

Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, SC, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, SC, Brasil. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Milena Caregnato, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, SC, Brasil.

Licenciada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, SC, Brasil.

Roberta Guimarães, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, SC, Brasil.

Licenciada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, SC, Brasil.

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Publicado
2021-11-17
Como Citar
Picoli, B. A., Caregnato, M., & Guimarães, R. (2021). Autoridade, obediência e disciplina na educação: Reflexões sobre o discurso do Movimento Escola Sem Partido e dos apoiadores da militarização escolar. Educação, 44(2), e37364. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.37364
Seção
Outros Temas