O sentido geral da escola e o particular do estudante

Uma soma de diferenças

Palavras-chave: escola, estudantes, relação com o saber, sentido

Resumo

Artigo bibliográfico que tem como objetivo desvelar as noções da Relação com o Saber de Bernard Charlot diante de dois objetos que se encontram no espectro da educação: a escola e o estudante. Tentaremos, também, fazer um delineamento dos elementos básicos que lhe compõe como desejo, sentido e mobilização, além de destacarmos sua origem epistemológica. A Relação com o Saber apresenta base psicanalítica lacaniana e tem como aporte teórico e prático problematizar, na educação, questões que envolvem os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Destarte, chegamos ao seguinte questionamento para o desvelamento deste trabalho: o sentido dos estudantes são os mesmos da escola em relação ao ensino e à aprendizagem? Chega-se à conclusão de que o sentido da escola, na figura do professor e o sentido do estudante são divergentes diante da figura do aprender escolar. E que ainda há ruídos na lógica simbólica do ensinar da escola que não faz sentido na lógica simbólica de aprendizagem do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eanes dos Santos Correia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Doutor em Educação; mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, SE, Brasil; licenciado em Educação Física pela Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju, SE, Brasil; graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (CLARETIANO), em Aracaju, SE, Brasil. Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB), em Coronel João Sá, BA, Brasil.

Veleida Anahi Da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, em Paris, França; licenciada em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, MT, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, SE, Brasil.

Willdson Robson Silva do Nascimento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, SP, Brasil.

Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em Bauru, SP, Brasil; licenciado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, MA, Brasil; doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em Bauru, SP, Brasil.

Referências

Bourdieu, P., & Passeron, C. (1975). A reprodução. Francisco Alves.

Charlot, B. (2005). Relação com o saber, formação com os professores e glogalização: questões para a educação de hoje. Artmed.

Charlot, B. (2000). Da Relação com o saber: elementos para uma teoria. Artmed.

Charlot, B. (2009). A Relação com Saber nos Meios Populares: uma Investigação nos Liceus Profissionais de Subúrbio (Catarina Matos, Trad.). Legis Editora

Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez.

Charlot, B. (out. 2016). Relação com o saber e as contradições do aprender na escola. Revista Ensino Interdisciplinar, 2(6),1-9.

Comenius, I. J. (2001). A Didática Magna (Introdução, notas e tradução de Joaquim Ferreira Gomes). Fundação Calouste Gulbenkian.

Correia, E. S. (2017). Corpo humano e ensino de ciências: o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe). https://ri.ufs.br/wse?type=author&value=Correia%2C+Eanes+dos+Santos

Freire, P. (1996). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.

Goes, M., & Smolka, A. L. B. (1997). A Significação nos Espaços Educacionais: interação social e subjetivação. Papirus.

Oliveira, P. S. (2007). Introdução à Sociologia da Educação (3. ed.). Ática.

Safatle, V. (2018). Introdução a Jacques Lacan (4. ed.). Autêntica Editora.

Silva, V. A. da. (2009). Por que e para que aprender matemática? A relação com a matemática dos alunos de séries iniciais. Cortez.

Wallon, H. (2007). Henri Wallon: psicologia e educação. Edições Loyola.

Publicado
2022-08-25
Como Citar
Correia, E. dos S., Silva, V. A. D., & Nascimento, W. R. S. do. (2022). O sentido geral da escola e o particular do estudante: Uma soma de diferenças. Educação, 45(1), e36535. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36535