Memória de um sonho – a história de uma nova proposta de formação

  • Helena Sporleder Côrtes

Resumo

A finalidade deste trabalho é relatar, em linhas gerais, uma iniciativa pioneira na área da formação de educadores, representada pela proposta curricular do curso de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, criado em 1997, na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ainda que, em decorrência das peculiares circunstâncias atuais, definidas pelas recentes Diretrizes Curriculares para a Pedagogia (CNE/CP 16/05/2006), este curso esteja, hoje, em processo gradual de extinção, referir sua trajetória de uma década, apontando as características que configuraram esse seu pioneirismo, parece-nos essencial, não só para o entendimento do papel inovador que a FACED/PUCRS tem desempenhado no cenário da formação de educadores riograndenses, ao longo de sua existência, como também para a discussão de alguns dos pontos referenciais que devem subsidiar a reflexão – sempre procedente – acerca das atuais demandas que atingem os profissionais da educação, e das condições hoje necessárias para sua formação inicial e continuada. Descritores – Educação; formação; inovação curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Côrtes, H. S. (2007). Memória de um sonho – a história de uma nova proposta de formação. Educação, 30(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/3546
Seção
Outros Temas