A matemática nas avaliações das normalistas da Escola Normal Caetano de Campos (década de 1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33880

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Formação de Professores, Escola Nova, Dewey

Resumo

O artigo analisa a matemática presente em planos de ensino elaborados como avaliações das normalistas do Curso Normal da Escola Caetano de Campos, na cidade de São Paulo, durante a década de 1940. As avaliações foram produzidas na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário, no último ano da formação docente e apresentam Cálculo e Geometria como matérias a serem ensinadas no curso primário paulista. Tais avaliações são designadas como “plano globalizado”, que envolvem diferentes matérias a partir de um tema. A escola em questão é considerada como modelo da capital de São Paulo, local onde se instalou o Instituto de Educação de São Paulo, na década de 1930. O período foi marcado pelo movimento Escola Nova, tendo como um dos seus pressupostos o método de Dewey.

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Biografia do Autor

Maria Célia Leme da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus Diadema

Departamento de Física

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

da Silva, M. C. L., & Parré, A. D. (2019). A matemática nas avaliações das normalistas da Escola Normal Caetano de Campos (década de 1940). Educação, 42(2), 235–244. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33880

Edição

Seção

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal