A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830

Palavras-chave:

História do ensino da matemática. Ensino profissional. Ensino primário. Escolas normais. Formação de professores.

Resumo

Desde a reforma de 1844 que o ensino primário português passou a prever, após um 1o grau de formação genérica centrada na trilogia ler, escrever e contar, um 2o grau, e, entre 1911 e 1926, um 3o grau, designado por superior, com cursos práticos especiais para o ensino agrícola, industrial, comercial ou marítimo, de acordo com a localização das escolas, e que se reconhece também como um embrião de formação. Este artigo pretende pois estudar os modos como as escolas normais primárias abordaram a formação de professores nestas áreas no período 1844-1926 e, emparticular, saber como o ensino da matemática nessas escolas se adaptou a essa finalidade.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Matos, J. M., Rodrigues, A., & Candeias, R. (2019). A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926). Educação, 42(2), 178–188. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830

Edição

Seção

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal