O jovem Catopê e seus processos educativos no terno de Nossa Senhora do Rosário, em Montes Claros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33808

Palavras-chave:

Educação, Juventude, Tradição religiosa.

Resumo

Este estudo consiste em analisar a dinâmica do jovem, observando os seus processos educativos e constituição no segundo terno dos Catopês de Nossa Senhora em Montes Claros –MG. Os catopês, em sua maioria são homens negros adultos, jovens e crianças, os quais formam um grupo denominado de terno que fazem parte do congado norte mineiro. Ele se destaca por ser o que possui o maior número de jovens que expressam em suas ações uma mistura de ritos africanos e católicos. Este trabalho fundamenta-se na relação entre educação e cultura, partindo do pressuposto de que as construções dos processos educativos dos jovens catopês contribuem para a continuidade da formação subjetiva dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória com abordagem etnográfica, por meio da observação participante e entrevistas, conduzidas por um grupo focal. Os resultados contribuem, para uma reflexão sobre o sentido atual de uma tradição duradoura que perpassa a dinâmica da cultura e da educação.

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Biografia do Autor

Viviane Bernadeth Gandra Brandão, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Docente no
Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Vânia de Fátima Noronha Alves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Programa de Pós-Graduação em
Educação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Brandão, V. B. G., & Alves, V. de F. N. (2021). O jovem Catopê e seus processos educativos no terno de Nossa Senhora do Rosário, em Montes Claros. Educação, 44(2), 333808. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33808

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