Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Leitura, Ensino Fundamental, estratégias pedagógicas

Resumo

Este estudo discute o uso de estratégias de ensino para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Analisa-se pesquisas identificadas na base SciELO.br focando a leitura neste nível de ensino; apresenta-se um conceito de leitura e sua importância no contexto socioeducacional, destacando o papel da escola e do educador na organização de um ambiente leitor; posteriormente, discute-se o uso de estratégias didáticas para a mediação da leitura em sala de aula. A didática do ensino da leitura perpassa três discussões: planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias pedagógicas; o uso de suportes e configurações textuais, além da organização de ambientes interativos de leitura. Destaca-se a importância da socialização das investigações sobre a temática para professores e pesquisadores do Ensino Fundamental, visto que o conhecimento de práticas pedagógicas de mediação de leitura e de instrumentos avaliativos poderá compor um novo leque de possibilidades de atuação neste nível de ensino. 

 

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Biografia do Autor

Gabriela Barbosa Souza Xavier, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana, BA, Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ezequiel Theodoro da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; professor convidado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil.

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Publicado
2021-06-21
Como Citar
Xavier, G. B. S., & da Silva, E. T. (2021). Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Educação, 44(1), e33420. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33420
Seção
Outros Temas