Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33303

Palavras-chave:

cognições e práticas, habilidades sociais, educação básica

Resumo

Considerando que as cognições docentes são determinantes no desenvolvimento humano, uma vez que exercem forte influência na maneira como caracterizam os fenômenos e, consequentemente, guiam os comportamentos e suas práticas, esta pesquisa objetivou conhecer as cognições e as práticas de professores que atuam na rede pública e privada de ensino na cidade de Santarém-Pará, acerca do construto habilidades sociais. A pesquisa foi realizada com 10 professores, sendo cinco da rede pública e cinco da rede particular atuantes na educação básica. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que os professores relacionam suas cognições sobre Habilidades Sociais como necessárias para o desenvolvimento integral do educando. Fica evidenciada, ainda, a necessidade de novas pesquisas na área, com foco em intervenção ou treinamentos de habilidades sociais para este público.

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Biografia do Autor

Andréa Silva-Imbiriba, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, PA, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Para (UFOPA), em Santarém, PA, Brasil.

Irani Lauer Lellis, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, PA, Brasil.

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, PA, Brasil.

Núbia dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, PA, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, PA, Brasil.

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

Silva-Imbiriba, A., Lellis, I. L., & Oliveira, N. dos S. (2022). Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais. Educação, 45(1), e33303. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33303