Educação para a cidadania democrática

Desafios, impasses e perspectivas

Palavras-chave: Cidadania Democrática, Educação cidadã, Emancipação Social.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as intersecções contemporâneas entre a cidadania e a democracia, sobretudo no que concerne ao papel da educação para a consolidação de ambas. Resgata-se o debate teórico e conceitual sobre os desafios e os impasses da cidadania e da democracia na contemporaneidade, bem como enfatiza-se as características de um modelo específico de cidadania, mais ativa e substantiva, que é a cidadania democrática. Tal modelo fundamenta-se em três pilares que devem integrar o currículo escolar: a) o pensamento crítico, b) a cidadania universal, c) a capacidade imaginativa. Entende-se que a construção da cidadania democrática depende de uma formação humana plural, de modo a superar o utilitarismo técnico e econômico. Surge daí a importância da presença das ciências humanas, da filosofia e das artes no currículo escolar, dado o caráter crítico e desnaturalizador dessas áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, RS, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; sociólogo, com graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) e mestrado em Sociologia também pela UFRGS; professor associado II da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS, Brasil.

Egidiane Michelotto Muzzatto, Rede Municipal de Ensino de Muitos Capões (RMEMC), Muitos Capões, RS, Brasil.

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS, Brasil; graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, RS, Brasil; professora de Filosofia da rede pública de Ensino e do Grupo Educacional Bom Jesus.

Referências

Bauman, Z. (1999). Globalização: as consequências humanas. Jorge Zahar.

Brito, M. N. C. (2001). Gênero e Cidadania: Referenciais analíticos. Estudos Feministas, 9(1), 291-298. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000100017

Chabris, C., & Simons, D. (2010). The invisible gorilla: and other ways our intuitions deceive us. Crown.

Dalbosco, C. A. (2015). Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. Avaliação, 20(1), 123-142. https://doi.org/10.590/S141440772015000100009

Dubet, F. (2011). Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação, 16(47), 289-305.

Fischman, G. E., & Haas, E. (2012). Cidadania. Educação &. Realidade, 37(2), 439-466. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362012000200007&lng=pt&nrm=iso

Frankfurt. H. (2007). Sobre a verdade. Companhia das Letras.

Guzzo, V., & Guzzo, G. (2015). O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual. Conjectura: filosofia e educação, 20(1), 64-76.

Isin, E. F. (2009). Citizenship in Flux: the figure of the activist citizen. Subjectivity, 29, 367-388.

Kahneman, D. (2012). Rápido e devagar: duas formas de pensar. Objetiva.

Lahire, B. (2001). O homem plural: as molas da ação. Instituto Piaget.

Lavalle, A. (2003). Cidadania, igualdade e diferença. Lua Nova, (59), 75-93.

Nussbaum, M. (2015). Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes.

Reis, E. (1997). Cidadania: história, teoria e utopia. Transcrição de palestra. Anais do Seminário Internacional de Justiça e Cidadania, Rio de Janeiro.

Richter, M., & Cechi, M. (1999). Autonomia e educação hoje: algumas considerações. Linguagens & Cidadania, 1(1). http://coral.ufsm.br/lec/01_99/index_artigos.html

Shermer, M. (2012). Cérebro & crença: de fantasmas e deuses à política e às conspirações – como nosso cérebro constrói nossas crenças e as transforma em verdades. JSN Editora.

Silva, L. F. S. C. da, & Pereira, T. I. (2016). Educação e Cidadania: Reflexões sobre um debate contemporâneo. Gavagai, 3(1), 13-27.

Touraine, A. (2005). Um novo paradigma: para compreender o mundo hoje. Instituto Piaget.

Publicado
2021-06-21
Como Citar
da Silva, L. F. S. C., & Muzzatto, E. M. (2021). Educação para a cidadania democrática: Desafios, impasses e perspectivas. Educação, 44(1), e32656. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32656
Seção
Outros Temas