Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção

Autores

  • Maria Isabel da Cunha UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725

Palavras-chave:

Professor. Educação Superior. Professoralidade. Identidade docente.

Resumo

O texto analisa as condições da docência e, em especial, a que tem a Educação Superior como cenário. Afirma que o papel social da escola, em diferentes tempos e contextos, produz o perfil desejado para o professor. Toma a perspectiva epistemológica e seus efeitos sobre as práticas pedagógicas e sobre os currículos acadêmicos. Sustenta a importância de uma ruptura com as bases da ciência moderna para poder responder às exigências da sociedade contemporânea. Analisa a identidade docente como pressuposto da professoralidade, compreendida como a profissão em ação. Relaciona a satisfação docente que envolve as dimensões organizacionais e pessoais. Defende a responsabilidade das instituições e das políticas públicas na produção de uma docência sustentada na formação profissional e coletiva, no contexto de uma pedagogia universitária que responda às demandas emergentes.

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Biografia do Autor

Maria Isabel da Cunha, UFPel

 

 

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

da Cunha, M. I. (2018). Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, 41(1), 6–11. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação