Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil

Autores

  • Magno Clery da Palma-Santos Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marlécio Maknamara Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29271

Palavras-chave:

Educação. Experiência. Formação de professores.

Resumo

A experiência conecta-se à formação docente por meio de diferentes maneiras e sentidos. O objetivo do artigo foi apresentar um cenário das pesquisas que envolvem a experiência na formação docente nos anais da ANPED e do ENEBIO, entre o período de 2010 a 2015. Através de pesquisa bibliográfica, com análise inspirada na Análise de Conteúdo, foi levantado um total de 323 trabalhos nos quais havia a palavra “experiência”. Restando 45 textos selecionados de acordo com o foco do estudo, a experiência neles figura ora como âncora à escolha ou continuidade na profissão docente, ora como aquilo que atinge o sujeito, que o marca, o transforma. Conclui-se que a experiência surge na formação de professores como sinônimo de diferentes termos, circunstanciando uma situação, o tempo de serviço ou uma atividade de experimentação, servindo, também, para auxiliar na tomada de decisões ou algo basilar, intrínseco e marcante ao sujeito que pode levá-lo a transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Clery da Palma-Santos, Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Membro do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq

Marlécio Maknamara, Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Líder do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq
Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Bahia

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri et al. Secretarias de educação e as práticas de formação continuada de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao. anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-925%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x. vol7.n1.p49-67

ALVES, Francisco Cleiton. PIBID como território iniciático das aprendizagens experienciais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37. 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org. br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3595.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso et al. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/ files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017. https://doi.org/10.30612/eduf. v7i20.7440

BARBIERO, Danilo Ribas. As coreografias didáticas entre o presencial e o virtual e a [re]construção de novos saberes da docência superior. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_ aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3321_texto.pdf. Acesso em: 20 nov 2017.

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Formação de professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

https://doi.org/10.14295/2596-2221.xviceel.2018.244

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A formação como “tessitura de intrigas”: diálogos entre brasil e Portugal. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/ app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08- 6554--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.7476/9788575114698.0010

CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno. Formar ou preparar para a docência no ensino superior? Eis a questão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2528_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes. v2n3p5-17

CARTAXO, Simone Regina Manosso. A articulação dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da educação básica. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...] Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3089_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.24824/978854440076.0

CARVALHO, Julyana Cardoso; MEDEIROS, Leandro Gurgel; MAKNAMARA, Marlécio. Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas em ensino de Biologia no Brasil. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p. 631- 642, dez. 2016.

Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/ renbio-9/pdfs/1667.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

COSTA, Maria Zenilda. A produção de saberes colaborativos na formação de arteeducadores: múltiplos tempos e espaços de aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/ app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6906-- Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.13037/ rea-e.vol1n2.4292

FELDENS, Dinamara Garcia; BORGES, Fabrícia Teixeira. Entre experiências e compreensões: cartografias da formação de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/ webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6732--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177- 580x.vol7.n1.p49-67

FERNANDES, Cecilia Ricardo; GASTAL, Maria Luiza; AVANZI, Maria Rita. A vida anárquica de um blog: reflexões sobre a produção de narrativas como experiência formadora de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 4. 2012, Goiânia. Anais [...] Goiânia: [s. n.], 2012.

https://doi.org/10.5151/despro-sed2016-004

FERRAZ, Daniela Frigo; PAREDES, Giuliana G. Olivi. Visão de acadêmicos de Ciências Biológicas sobre o tema “extensão universitária”. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 3., 2010, Fortalize. Anais [...] Fortaleza: [s. n.], 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 02 de dez. 1970.

FREITAS, Juliana Veiga; TRAVERSINI, Clarice Salete. O professor da educação integral: um sujeito em processo de invenção. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2857_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4292

GARIGLIO, José Angelo. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. in: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.7213/1981-416x.16.050.ds06

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUARANY, Ann Letícia Aragão. A relação entre a imaturidade e não identificação profissional e a formação dos licenciandos em Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 3, 2010, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: [s. n.], 2010.

HAUTRIVE, Giovana Medianeira Fracari; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Aprendizagem da docência alfabetizadora no contexto da Surdez. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_ aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2827_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.1590/s0104- 40602006000200019

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Educação superior: a entrada na docência universitária. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org. br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20 PDF/GT08-6411--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.1590/s1413-24782005000100015

JOSSO, Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 2002.

https://doi. org/10.21631/rpp42_49

LARROSA BONDÍA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

Disponível em: https:// online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 20 nov. 2017.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018.

https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000100003

LAUDARES, João Bosco. A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao. anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20 em%20PDF/GT08-6188--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.1590/s0104-40602006000200019

LOPES, Ana Cláudia Lopes Chequer; FERENC, Alvanize Valente Fernandes. A escolha profissional do curso de pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/ webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6350--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.13037/rea-e. vol1n2.4292

LOPES, Rodrigo Alberto; MOLINA, Rosane Maria Kreusburg. A reinvenção da docência pela autoformação: a educação do campo e a educação física escolar ante um horizonte cosmopolita. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2432_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol4. n2.p135-145

LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O conceito de experiência em Michel Foucault. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 42-55, jul./dez. 2011.

Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/ view/2367/1900. Acesso em: 20 nov. 2017.

LOSS, Adriana Salete. A autoformação no processo educativo e formativo do profissional da educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3479.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.24824/978854440894.0

MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MATTOS, Alex Pires et al. A investigação-ação no contexto da formação inicial de professores de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 4., 2012, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: [s. n.], 2012.

https://doi.org/10.11606/d.81.2018.tde-10072018- 134601

MEIRELES, Mariana Martins. Da cidade para a roça: itinerâncias e práticas de professoras urbanas em escolas rurais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-1220%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.15603/1982-8993/ml.v4n1p71-84

MELO, Tatiana Moraes Queiroz; VENTORIM, Silvana. O PIBID na formação de professores de Educação Física: percepções sobre o início da docência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-4197.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67

MOTTA, Flávia Miller Naethe; QUEIROZ, Isabele Lacerda. Do outro que me constitui: o proinfantil e a construção da identidade docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/ uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3925.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.24824/978854440894.0

MURY, Rita de Cassia Ximenes. Profissionalização docente: da aderência à vocação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-520%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.17771/pucrio.acad.18162

NISHIMOTO, Miriam Mity. Habitus professoral e herança cultural nas memórias de professoras aposentadas de origem japonesa. In: Reunião Anual da ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-790%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.5216/ia.v39i1.18783

NÓVOA, António. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1995.

NUNES, Terezinha de Souza Ferraz. A constituição da docência nos cursos superiores de tecnologia: implicações do discurso pedagógico oficial. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/ images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2194_int. pdf. Acesso em: 20 no. 2017.

https://doi.org/10.1590/s0104- 40602006000200019

OLIVEIRA, Luciana Ribolli. Educação continuada: um estudo sobre participantes dos programas letra e vida e ler e escrever. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2848_texto.pdf. Acesse em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440

PAGNI, Pedro Angelo. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Cultura Acadêmica, 2010.

https://doi.org/10.19053/22160159.2048

PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Cultura Acadêmica, 2010.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professoras iniciantes bem-sucedidas: elementos de seu desenvolvimento profissional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-695%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.13037/rea-e.vol1n2.4292

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PAULA, Lucimara Cristina; MELLO, Roseli Rodrigues. A constituição dos formadores de professores e a potencialidade da práxis histórica de Paulo Freire para estudos e ações. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http:// 34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-773% 20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/ 10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67

PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas de si como “passeur” de sentido protagonizando a formação humana de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6337--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol7. n1.p49-67

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza et al. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um grupo de pesquisa-formação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6895--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177- 580x.vol7.n1.p49-67

PRUDENTE, Paola Luzia Gomes; MENDES, Claudio Lucio. O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6531--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28655

REIS, Rosemary Freitas. Entre dúvidas e incertezas: os motivos para a escolha do curso e a opção pela docência por estudantes de Pedagogia. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/ trabalhos/GT08/GT08-771%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440

SÁ, Patrícia Teixeira. Como “se faz” o professor de História entre a formação inicial e os primeiros anos de sua prática? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/ GT08%20Trabalhos/GT08-2222_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol7. n1.p49-67

SALES, Mônica Patrícia da Silva. Representações sociais de docência no ensino superior: o olhar dos licenciandos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-1917_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes. v2n3p5-17

SARAIVA, Ana Cláudia Lopes Chequer; FERENC, lvanize Valente Fernandes. A escolha profissional do curso de Pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6350--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.1590/s1413- 24782001000100012

SELLES, Sandra Escovedo. Desafios da formação e da prática de professores de Biologia: abrindo janelas. In: BARZANO, Marco Antonio Leandro. Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. Goiânia: Índice, 2014. p. 13-25.

SILVA, Arlete Vieira. Estágio: pesquisa-formação e escrita de si como prática de iniciação à docência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3628.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67

SILVA, Divino José. Experiência formativa, educação e os desafios para a construção de um novo ethos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 191-208, jul./dez. 2008.

Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index. php/educacaoerealidade/article/view/7072/4388. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017. 2.26889

STAHL, Luana Rosalie. Licenciatura em letras língua espanhola: o processo formativo em questão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao. anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3332_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.1590/s0104-40602006000200019

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

da Palma-Santos, M. C., & Maknamara, M. (2019). Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Educação, 42(2), 340–350. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29271

Edição

Seção

Outros Temas