Discursos sobre a surdez no Portal do Professor do MEC: desnaturalizando estereótipos e essencializações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.26815

Palavras-chave:

Surdez. Representação Cultural. Estereótipo.

Resumo

O artigo analisa a representação cultural da surdez nos discursos midiáticos do Portal do Professor do Ministério da Educação (MEC). Este estudo busca, então, identificar os estereótipos e as possíveis essencializações existentes na produção dos docentes. Com base na perspectiva foucaultiana de análise arqueológica do discurso, foram selecionados como arquivo documentos produzidos no “Jornal do Professor”, nos “Vídeos Institucionais” e no “Espaço da aula”. Os resultados revelam que, apesar da heterogeneidade de técnicas subsidiadas pelo Portal, os discursos produzem a surdez de maneira pejorativa e estereotipada, através de terminologias como “falta/limitação”, “mudez/silêncio”, “deficiência auditiva”; enfatizam também o uso da Libras como condição para inclusão. Podemos inferir, portanto, que a representação da surdez nesses discursos continua presa à concepção clínica da deficiência, o que reforça os mitos comuns sobre os surdos. Desse modo, os professores em formação parecem representá-los como sujeitos que possuem identidade fixa, estável, estática e permanente.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Doutora em Educação pela universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação.

Clarissa Martins de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Doutora em Educação pela Université de Toulouse Jean Jaurès - França; Professor Associado IV do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo Formação de Professor e Profissionalização Docente, DGP/CNPq e do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Práticas Inclusivas-GEFOPI.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Oliveira, A. F. T. de M., & Araújo, C. M. de. (2019). Discursos sobre a surdez no Portal do Professor do MEC: desnaturalizando estereótipos e essencializações. Educação, 42(2), 361–371. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.26815

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