Tique e toc na escola: mais que um problema de saúde, uma questão social e pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25457

Palavras-chave:

Doença dos Tiques. Síndrome de Tourette. Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Educação Inclusiva.

Resumo

O transtorno do tique é um problema que envolve eventos tônicos ou clônicos corporais ou vocais, que vai além de uma abordagem patológica, em direção a uma necessária abordagem social e educacional. Sua ocorrência pode estar ou não associada com distúrbios psicológicos, caracterizando um transtorno mais complexo denominado Síndrome de Tourette. Em qualquer caso tratado, ele se constitui como um problema a ser enfrentado na escola, seja na perspectiva da aprendizagem, seja na da socialização. Por meio de uma incursão na literatura disponível sobre o tema, o presente artigo tem como principal objetivo a apresentação desse mal, tão pouco conhecido entre os profissionais da Educação, esclarecendo seus sintomas e hipóteses etiológicas e sugerindo estratégias e direções que podem mitigar o sofrimento do aluno em seu processo de escolarização.

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Biografia do Autor

Walner Mamede, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior-CAPES

Doutor em Ensino na Saúde, pela UnB; mestre em Biologia, pela UFG; especialista em Farmacologia, pela UFG; especialista em Filosofia, pela UnB.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Mamede, W. (2017). Tique e toc na escola: mais que um problema de saúde, uma questão social e pedagógica. Educação, 40(1), 97–105. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25457

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