Atividade de estudo: ferramenta para a constituição do autor nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Cleber Barbosa da Silva Clarindo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Stela Miller Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.22790

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Atividade de estudo. Autoria

Resumo

Este artigo busca compreender, a partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural, de que modo a atividade de estudo, como atividade principal das crianças em idade escolar inicial, pode ser ferramenta do processo de autoria. O homem, por sua atividade fundamental – o trabalho –, ao longo da história, constitui-se em ser transformador da natureza e produtor de cultura; pela atividade, ele produz e, nessa produção, também transforma suas capacidades de lidar com objetos da cultura humana. Daí se afirmar que os produtos de sua própria atividade caracterizam-se como atos de autoria. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a atividade de estudo, como um tipo especial de prática que organiza e possibilita a formação de neoformações no psiquismo do sujeito, constitui-se em meio fundamental para o processo de desenvolvimento da capacidade de autoria.

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Biografia do Autor

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília.

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

da Silva Clarindo, C. B., & Miller, S. (2016). Atividade de estudo: ferramenta para a constituição do autor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação, 39(2), 261–270. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.22790

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