Some notes on education and ethics in the light of the thought of Kant

Authors

  • Edmilson Menezes Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Carlota Boto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16740

Keywords:

Education. Moral. Discipline. Rousseau. Kant.

Abstract

The present essay aims at providing some reflection on the theme of education and ethics from the reading about the pedagogical thinking of Kant expressed in the text About the pedagogy. The aforementioned work originates from a course given by the philosopher at the University of Könisberg. It is considered by literature as a smaller text, inclusively for having been posthumously published by a disciple of Kant – Theodor Rink –, from the professor’s notes used at lectures on themes regarding the pedagogy. It is understood that the About the pedagogy text illustrates the way in which Kant thought about the education. Enlightened by the writings from Rousseau, but deeply tributary of the literature of the Illustration, the work towards the search for understanding the issue of morality stands out. Kant considers a moral dimension inclusively in the act of instructing, whose anchor must be the transposition of nature to prepare for the age of judgment and also to prepare the childhood and youth for life in the collective.

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Author Biographies

Edmilson Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui pós-doutorado em História da Filosofia Moderna pela Université de Paris I / Panthéon - Sorbonne e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio doutoral na Université Catholique de Louvain. É professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade. Na mesma universidade, é membro do quadro docente dos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da História, trabalhando principalmente com os seguintes temas e autores: Kant, Voltaire, Filosofia da Aufklärung e Modernidade Filosófica. (Texto informado pelo autor)

Carlota Boto, Universidade de São Paulo

Carlota Boto é Professora Associada da Faculdade de Educação da USP. Concluiu Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério no Colégio Nossa Senhora de Sion (1980) em São Paulo. Formou-se na USP em Pedagogia (1983) e em História (1988). É Mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), Doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e Livre-Docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011). Iniciou sua carreira no magistério primário em 1981, lecionando em São Paulo, no Colégio São Norberto (1981-1982), onde trabalhou como professora regente de classes de 1a e 2a séries; e na Escola Morumbi (1983-1987), como professora regente de classes de 4as-séries. Lecionou História e Filosofia da Educação no curso de Magistério do Colégio Luís de Camões (1985). Foi professora de História da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Campus de Araraquara, onde lecionou entre 1987 e 2002. Durante o período de elaboração de sua tese de doutoramento, contou com um estágio de pesquisa de 16 meses no Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992-1994). Desde 2001, é professora de Filosofia da Educação na FEUSP. É autora do livro A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa , publicado pela Editora Unesp (1996) e do livro A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar , publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (2012). Desde 2009, é Bolsista Produtividade do CNPQ.

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Published

2014-12-15

How to Cite

Santos, E. M., & Boto, C. (2014). Some notes on education and ethics in the light of the thought of Kant. Educação, 37(3), 441–453. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16740