Diagnósticos locais do Plano de Ações Articuladas: uma análise de sua confiabilidade

Autores

  • Donaldo Bello de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alzira Batalha Alcântara Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ / Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Maria Celi Chaves Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16432

Palavras-chave:

Plano de Desenvolvimento da Educação. Planos de Ações Articuladas. Descentralização da Educação. Municipalização da Educação. Rio de Janeiro.

Resumo

O artigo visa à análise da confiabilidade da diagnose do PAR no Estado do Rio de Janeiro, tomando por base dados oficiais de sua implantação em 90 (98%) dos seus 92 Municípios, relativos ao quadriênio 2007-2010, de modo a avaliar a possibilidade de estarem refletindo desafios postos à realidade educacional deste território. Do ponto de vista interno aos mecanismos diagnósticos do PAR, constata a existência de inconsistências e incoerências vinculadas aos indicadores e critérios empregados, enquanto que do ponto de vista externo, relativo à sua elaboração local, hipotetisa sobre possíveis desvios de sua finalidade original. Em consequência, postula que os dados forne- cidos por esses diagnósticos são duvidosos, pouco contribuindo para o conhecimento da realidade educacional no Estado.

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Biografia do Autor

Donaldo Bello de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Donaldo Bello de Souza possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), graduação em Filosofia Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Pós-Doutorado em Política e Administração Educacional na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, gestão da educação, trabalho-educação, ensino superior, financiamento da educação e educação profissional. (Texto informado pelo autor)

Alzira Batalha Alcântara, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ / Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, RJ, Brasil) e Professora na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brasil) e Professora na Universidade Católica de Petrópolis (Petrópolis, RJ, Brasil).

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Bello de Souza, D., Alcântara, A. B., & Vasconcelos, M. C. C. (2014). Diagnósticos locais do Plano de Ações Articuladas: uma análise de sua confiabilidade. Educação, 37(2), 218–231. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16432

Edição

Seção

Dossiê - Planejamento da educação: do nacional ao local

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