Tecnologias digitais e formação continuada de professores

Autores

  • Ricardo Antunes de Sá UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Estela Endlish Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-Núcleo de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15010

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia na escola. Formação continuada de professores.

Resumo

Apresenta-se a sistematização de resultados preliminares de pesquisa empreendida junto às escolas da Rede Municipal de Educação de Curitiba – RME, onde se investigaram os conhecimentos adquiridos pelos professores nos cursos de formação continuada e a integração dos recursos das tecnologias digitais na escola no período de 2011 a 2012. O quadro teórico utilizado foi: André (2013), Lüdke e André (1986), Castells (2003), Kenski (2007, 2010, 2013), Lemos e Lévy (2012), Marcelo (2009), Moran (2002, 2011), Sancho (2002), Santaella (2003, 2007), Recuero (2012). Os resultados apontaram para a necessidade de uma concepção de formação continuada que propicie elementos teóricos e metodológicos que fundamentem a integração crítica e propositiva dos recursos tecnológicos digitais à prática educativa. É preciso avançar no sentido de tecer um diálogo mais efetivo entre o conteúdo, o conhecimento, a episteme e os meios (e suas linguagens) veiculados pelas tecnologias
digitais.

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Biografia do Autor

Ricardo Antunes de Sá, UFPR - Universidade Federal do Paraná

É licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1988) - Administração Escolar. Universidade Tuiuti - Supervisão Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1997). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (1996 1997). Estagiou em nível de pós-graduação na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1997). Foi coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1997 1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de educação a distância da Universidade Federal do Paraná (1999 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação do Pedagogo, Pedagogia, Pensamento Complexo e Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação,Educação a Distância (EaD). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores: paradigmas contemporâneos, currículos e práticas no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde 2007. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação e Educação da UFPR na Linha de Cultura, Escola e Ensino. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade na Linha de Educação, Complexidade e Escola. É professor credenciado no Mestrado Profissional em Educação da UFPR. É Professor Adjunto III do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.

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Publicado

2014-03-19

Como Citar

Sá, R. A. de, & Endlish, E. (2014). Tecnologias digitais e formação continuada de professores. Educação, 37(1), 63–71. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15010

Edição

Seção

Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana