Alianças entre o PNEDH e o ensino de história:concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos

  • Cinthia Monteiro de Araujo Universidade Federal do Rio de janeiro
Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos, PNEDH, Ensino de História

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como foco concepções docentes acerca das relações entre educação e direitos humanos, na qual procurou-se identificar as possíveis relações existentes entre o tema da educação em direitos humanos e o ensino de história, na direção de estabelecer alianças entre esses dois campos. A visualização desses possíveis contatos surge da análise do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, em suas proposições para a Educação Básica, e de concepções docentes para o ensino de história que parecem conduzi-lo a um lugar privilegiado para a realização dessas alianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Monteiro de Araujo, Universidade Federal do Rio de janeiro
Professora do Departamente de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ e pesquisadora do Núcleo de Estudos do Currículo (NEC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH) desta mesma universidade. É doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde também adquiriu o título de mestre em Educação. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, Educação em Direitos Humanos e Educação Intercultural.
Publicado
2013-02-15
Como Citar
Araujo, C. M. de. (2013). Alianças entre o PNEDH e o ensino de história:concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos. Educação, 36(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/12321
Seção
Dossiê - Educação em Direitos Humanos: diferentes enfoques e sentidos em negociação