Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Elí Terezinha Henn Fabris Unisinos
Palavras-chave: Docência, Ensino médio, Inovação, Governamentalidade.

Resumo

O presente texto procura examinar os modos contemporâneos de constituição da docência no Ensino Médio. O eixo da investigação esteve centrado em examinar como determinadas economias de poder que operam nesse processo, enfatizadas pela centralidade dos saberes tecnocientíficos e pelas dinâmicas políticas do capitalismo cognitivo, constituem determinadas estratégias de governamento das condutas dos docentes contemporâneos no Ensino Médio. A revista Carta na Escola, em suas publicações desenvolvidas entre os anos de 2005 e 2010, foi a materialidade empírica escolhida para este estudo. Do ponto de vista teórico, operamos com o conceito foucaultiano de governamentalidade, tomando-o como possibilidade de interrogar as economias de poder, que regulam determinadas práticas. A constituição da docência descrita neste texto parte da perspectiva de que, desde a disposição de um conjunto de saberes pedagógicos e a mobilização de um conjunto de estratégias, a inovação é posicionada como uma atitude pedagógica permanente. Para tanto, entendemos que três estratégias são mobilizadas na constituição dessa docência inovadora: a) o privilégio da atualidade; b) o desafio da inventividade; c) a atitude da determinação voluntariosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul
Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Adjunto na Área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Elí Terezinha Henn Fabris, Unisinos
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Publicado
2013-06-27
Como Citar
da Silva, R. R. D., & Fabris, E. T. H. (2013). Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio. Educação, 36(2), 250-261. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/10446