Aplicação da semiótica na investigação do posicionamento percebido: um estudo no setor de materiais de construção

Autores/as

  • Cassiana Maris Lima Cruz UPF
  • Janine Fleith de Medeiros UPF
  • Aline Mara Meurer UPF

Palabras clave:

Posicionamento percebido. Semiótica. Materiais de construção.

Resumen

O presente estudo analisa, através da utilização da semiótica, o posicionamento percebido frente à oferta praticada por distintas marcas que competem no varejo de materiais de construção em uma cidade do RS. Assim sendo, três grupos de ícones metafóricos (sapatos, automóveis e animais) foram estabelecidos como signos, aos quais os sujeitos da amostra relacionaram as seis marcas de lojas cujo posicionamento se estava investigando. A partir disso, um interpretante dinâmico foi gerado, através do qual foi possível identificar um interpretante final e, por fim, o posicionamento percebido. Como principais resultados, o estudo proporcionou um mapeamento do mercado de materiais de construção da cidade foco, identificando as associações que constituem as distintas imagens das ofertas na mente dos consumidores. Destaca-se que a ciência semiótica é relevante para o acesso de pesquisadores a elementos disfarçados pela racionalidade junto aos consumidores, sendo necessário que estudos quantitativos também sejam desenvolvidos observando a metodologia de análise proposta por Peirce (SANTAELLA, 2008).

Biografía del autor/a

Cassiana Maris Lima Cruz, UPF

Doutor em Comunicação pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

Janine Fleith de Medeiros, UPF

Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

Aline Mara Meurer, UPF

Mestre em Administração pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

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Publicado

2015-04-10

Número

Sección

Artigos