Reflexões teóricas sobre confiabilidade e validade em pesquisas qualitativas: em direção à reflexividade analítica

Autores/as

  • Danielle Regina Ullrich
  • Josiane Silva de Oliveira PPGA/EA/UFRGS
  • Kenny Basso IMED e PPGA/EA/UFRGS
  • Monize Sâmara Visentini UFRGS

Palabras clave:

Pesquisa qualitativa. Confiabilidade. Validade. Reflexividade.

Resumen

A orientação em direção à prática e à ação social nas pesquisas qualitativas possibilita discutir os procedimentos metodológicos empregados nestes estudos para além da problemática de sua dimensão operacional. Nesse sentido, os critérios utilizados para a operacionalização desses estudos implicam o reconhecimento das articulações das dimensões ontológicas, epistemológicas e metódicas destas pesquisas, onde podemos situar estes debates no campo da reflexividade analítica. Dentre esses critérios, este ensaio teórico objetiva discutir a confiabilidade e a validade nas pesquisas qualitativas, aprofundando a compreensão deste contexto, a fim de superar os debates critericistas e operacionais. A problematização dos critérios de confiabilidade em pesquisas qualitativas se refere ao estabelecimento de mecanismo sistemáticos e confiáveis das formas de apreensão da dinâmica social. Já para a verificação da validade são apresentados diferentes enfoques, como a validade transacional, a transformacional, a aparente, a instrumental e a teórica. A discussão apresentada propõe uma avaliação da confiabilidade além dos procedimentos metodológicos empregados, partindo em direção à reflexividade analítica. Cumpre-se com a premissa básica de tratar o critério da confiabilidade em termos ontológicos, epistemológicos e metódicos e sintetizam-se alguns dos critérios tradicionais e novos que podem ser adotados no sentido de ampliar a confiabilidade e validade na pesquisa qualitativa.


Biografía del autor/a

Danielle Regina Ullrich

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil), bolsista do Cnpq. Mestre em Desenvolvimento Regional e Graduada em Administração e em Turismo e Lazer pela Universidade Regional de Blumenau (Santa Catarina, Brasil).

Josiane Silva de Oliveira, PPGA/EA/UFRGS

Graduação e Mestrado em Administração pelo Universidade Estadual de Maringá (PR).  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil).


Kenny Basso, IMED e PPGA/EA/UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil). Professor de Marketing da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.


Monize Sâmara Visentini, UFRGS

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil).

 

Publicado

2013-01-09

Número

Sección

Artigos