CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ “CRISE SISTÊMICA INTERNACIONAL E REGIMES DEMOCRÁTICOS

2020-10-07

Submissão: de 02/10/2020 a 25/01/2021

As três décadas que sucederam a queda do Muro de Berlim foram caracterizadas por fenômenos políticos que ultrapassaram as noções do “fim da história” de Fukuyama (1992) ou do “choque de civilizações” de Huntington (1996). O fim da lógica bipolar implicou em transformações profundas do centro à periferia do sistema internacional. O desmoronamento do bloco socialista trouxe para o primeiro plano as rivalidades intercapitalistas e inaugurou um período de crise e transição sistêmica na ordem internacional. Junto a isso, como apontam Levitsky e Ziblatt (2018), o cenário de crise do modelo clássico de democracia torna-se cada vez mais evidente, o que pode ser observado na ascensão de figuras políticas como os líderes atuais de Hungria, Polônia e Brasil.

Desta forma, com o intuito de aprofundar as reflexões acerca dos momentos de instabilidade política que caracterizaram as duas primeiras décadas do século XXI e seus desdobramentos sobre regimes democráticos e instituições políticas, convidamos estudantes e profissionais das Ciências Sociais, Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Relações Internacionais e áreas afins a submeterem artigos que se dediquem à temática proposta. Interessam-nos, dentre outros, temas como:

· Ascensão de governos de caráter nacionalista, populista ou (neo)conservador.

· Impacto de crises políticas internas na condução da política externa dos países em questão.

· Desafios para a consolidação da democracia em países com passado autoritário recente, especialmente em regiões como América Latina, África e Leste Europeu.

· As fragilidades e os limites dos regimes democráticos historicamente consolidados em um contexto de acirramento das disputas mundiais.

Organizadores:

Profª. Drª. Kamilla Rizzi (Professora Adjunta do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA).

Felipe Rocha de Carvalho (Doutorando no PPGCS/PUCRS).

Isabella Cruzichi (Mestranda no PPGCP/UFRGS).