Chamada Dossiê: Desigualdade Educacional em Debate: Reflexões e Perspectivas

2025-01-16

Desigualdade Educacional em Debate: Reflexões e Perspectivas

Organizadores:

  • Professor Doutor André Ricardo Salata (PUCRS)
  • Professora Doutora Célia Elizabete Caregnato (UFRGS)
  • Doutora Taiane Fabiele da Silva Bringhenti (PUCRS)
  • Doutoranda Ana Carolina Homem de Miranda (PUCRS)
  • Doutoranda Roberta Presser Potrick Eberhardt (PUCRS)
  • Doutorando Fellipe Madeira (PUCRS)
  • Mestrando Henrique Souza da Silva (PUCRS)

 

Prazo de envio de propostas para o dossiê: 31 de maio de 2025

 

Apresentação do dossiê:

A literatura sobre Desigualdade Educacional há muito destaca o papel da educação nas mais diversas dimensões da vida social, constituindo-se como importante fator explicativo para as variações relacionadas ao status ocupacional, rendimentos financeiros e posição no mercado de trabalho. Para além do desenvolvimento de habilidades previstas nos currículos, a obtenção de diplomas através do avanço pelas etapas escolares também se configura como meio de acesso a determinados destinos.

 

O processo de expansão educacional, tanto em nível nacional quanto internacional, redefiniu o papel da educação ao promover avanços como a universalização do ensino fundamental, o aumento da escolarização da população, maior diversidade nas modalidades de ensino e a ampliação do acesso à educação superior. No entanto, a trajetória educacional ainda é marcada por profundas desigualdades sociais, e os desafios persistem na implementação de políticas públicas voltadas à inclusão, ao acesso, à permanência e à melhoria dos resultados escolares.

 

Nesse contexto, o dossiê “Desigualdade Educacional em Debate: Reflexões e Perspectivas” oferece um espaço de discussão sobre o cenário educacional e sua relação com a estratificação e as desigualdades. A proposta é analisar as transformações educacionais das últimas décadas, examinando o impacto dessas mudanças na trajetória dos indivíduos, seja no acesso, na permanência ou nos rendimentos ao longo das diferentes etapas escolares, bem como na finalização dessas etapas.

 

Temas:

Este dossiê é um convite para publicação de pesquisas que abordem o impacto das mudanças no sistema educacional, bem como a influência da origem social nas oportunidades e nos resultados educacionais. São bem-vindas propostas que explorem a relação entre desigualdade educacional e recortes como classe, gênero, raça/etnia, região geográfica e diferenças entre o ensino público e privado. Além disso, serão aceitas análises sobre a distinção entre as modalidades de ensino presencial e à distância (EAD), a mediação entre credenciais educacionais e o mercado de trabalho, e investigações que tratem da inflação de credenciais.

 

Sobre a revista:

Destaca-se que a revista Conversas & Controvérsias possui fluxo contínuo de avaliação, submissão e publicação. Como periódico discente, a revista promove um espaço inclusivo para que pesquisadores, em diferentes etapas de suas trajetórias acadêmicas, compartilhem suas produções e contribuam para o enriquecimento do diálogo acadêmico.

 

Palavras-chave: Desigualdade educacional; sistema educacional; estratificação social; origem social; acesso à educação; evasão; modalidades de ensino.