Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino

Um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.43097

Palavras-chave:

Desigualdades, Resultados educacionais, Educação posicional, Classes, Estratificação social

Resumo

O artigo trata da relação entre origem social e resultados educacionais. O objetivo é verificar se a crescente escolarização da população brasileira foi capaz de enfraquecer a relação entre origem de classe e escolaridade alcançada. Utilizamos medidas relativas de escolaridade, que refletem a distribuição da educação entre a população e/ou seu valor no mercado de trabalho. A análise empírica se guia pela comparação dos resultados de modelos estatísticos que utilizam medidas absolutas e relativas de escolaridade. Tais modelos são aplicados a dados coletados em 1982, 1996 e 2014, para indivíduos com idade entre 28 e 41 anos, conformando assim três coortes distintas. Os dados são oriundos das Pnads – IBGE, e são analisados por meio de modelos lineares (OLS) e não lineares (logit-ordinais). Os resultados corroboram a hipótese de que, ao adotar medidas relativas de educação, chegamos a estimativas menos otimistas acerca da capacidade da expansão educacional reduzir o efeito da origem de classe sobre a escolaridade alcançada. 

Downloads

Biografia do Autor

André Ricardo Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professor de Sociologia do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Porto Alegre, RS, Brasil. Mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

Bills, David. 2016. Congested credentials: the material and positional economies of schooling. Research in Social Stratification and Mobility 43: 65-70. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2016.03.002.

Bol, Thijs. 2015. Has education become more positional? Educational expansion and labour market outcomes, 1985–2007. Acta sociológica 58 (2): 105-120. https://doi.org/10.1177/0001699315570918.

Boudon, Raymond. 1981. A desigualdade das oportunidades: a mobilidade social nas sociedades industriais. Brasília: Universidade de Brasília.

Breen, Richard, Ruud Luijkx, Walter Müller e Reinhard Pollak. 2009. Nonpersistent inequality in educational attainment: evidence from eight European countrie. American journal of sociology 114(5): 1475-1521. https://doi.org/10.1086/595951.

Brito, Murillo M. Alves. 2017. Novas tendências ou velhas persistências? Modernização e expansão educacional no Brasil. Cadernos de pesquisa 47 (163): 224-263. https://doi.org/10.1590/198053143789.

Brown, Phillip. 2013. Education, opportunity and the prospects for social mobility. British Journal of Sociology of Education 34 (5-6): 678-700. https://doi.org/10.1080/01425692.2013.816036.

Bukodi, Erzsébet, e John H. Goldthorpe. 2016. Educational attainment - relative or absolute - as a mediator of intergenerational class mobility in Britain. Research in Social Stratification and Mobility (43): 5–15. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2015.01.003.

Cameron, Stephen V., e James Heckman. 1998. Life cycle schooling and dynamic selection bias: models and evidence for five cohorts of American males. Journal of Political economy 106 (2): 262-333. https://doi.org/10.1086/250010.

Collins, Randall. 1979. The Credentialist Society. New York: Academic.

De Graaf, Paul M., e Harry B.G. Ganzeboom. 1993. Family background and educational attainment in the Netherlands for the 1891-1960 birth cohorts. In Persistent inequality: changing educational attainment in thirteen countries, organizado por Yossi Shavit and Hans-Peter Blossfeld, 151-394. Boulder: Westview Press.

Fujihara, Sho, e Hiroshi Ishida. 2016. The absolute and relative values of education and the inequality of educational opportunity: trends in access to education in postwar Japan. Research in Social Stratification and Mobility (43): 25-37. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2016.03.001.

Goldin, Claudia D., e Lawrence F. Katz. 2009. The race between education and technology. Cambridge: Harvard University Press.

Hasenbalg, Carlos. 2003. A transição da escola para o trabalho. In Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida, organizado por Carlos Hasenbalg e Nelson do V. Silva, 147-172. Rio de Janeiro: Topbooks.

Hirsch, Fred. 1978. Social limits to growth. Cambridge: Harvard University Press.

Hout, Michael, e Thomas Diprete. 2006. What we have learned: RC28’s contributions to knowledge about social stratification. Research in social stratification and mobility 24(1): 1-20. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2005.10.001.

Long, J. Scott e Jeremy Freese. 2006. Regression models for categorical dependent variables using Stata. Texas: StataPress.

Lucas, Samuel. 2001. Effectively maintained inequality: education transitions, track mobility, and social background effects. American Journal of Sociology 106(6): 42-90. https://doi.org/10.1086/321300.

Mare, Robert. 1993. Educational stratification on observed and unobserved components of family background. In Persistent inequality: changing educational attainment in thirteen countries, organizado por Yossi Shavit and Hans-Peter Blossfeld, 351-394. Boulder: Westview Press.

Mare, Robert. 1981. Change and stability in educational stratification. American sociological review 46 (1): 72-87. https://doi.org/10.2307/2095027.

Menezes-Filho, Naércio, Reynaldo Fernandes, e Paulo Picchetti.2007. Educação e queda recente da desigualdade no Brasil. In Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente, organizado por Ricardo P. de Barros, Miguel N. Foguel e Gabriel Ulyssea, 185-304. Rio de Janeiro: Ipea.

Mont’Alvão, Arnaldo. 2011. Estratificação educacional no Brasil do século 21. Dados, 54 (2): 389-430. https://doi.org/10.1590/S0011-52582011000200006

Oehlert, Gary.W. 1992. A note on the delta method. American Statistician (46): 27-29. https://doi.org/10.1080/00031305.1992.10475842

Ortiz, Luiz, e Jorge Rodriguez-Menés. 2015. The positional value of education and its effect on general and technical fields of education: educational expansion and occupational returns to education in Spain. European Sociological Review 32 (2): 216-237. https://doi.org/10.1093/esr/jcv085.

Park, Hyunjoon. 2004. Educational expansion and inequality in Korea. Research in Sociology of Education (14): 33-58. https://doi.org/10.1016/S1479-3539(03)14003-7

Picanço, Felícia. 2015. Juventude por cor e renda no acesso ao ensino superior: somando desvantagens, multiplicando desigualdades? Revista Brasileira de Ciências Sociais, 30 (88): 145-181. https://doi.org/10.17666/3088145-179/2015.

Powers, Daniel, e Yu Xie. 2008. Statistical methods for categorical data analysis. Bingley: Emerald Group Publishing.

Raftery, Adrian e Michael Hout. 1993. Maximally maintained inequality: expansion, reform, and opportunity in Irish education,1921-75. Sociology of Education 66 (1): 41-62. https://doi.org/10.2307/2112784.

Ribeiro, Carlos A. 2011. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Dados 54 (1): 41-87. https://doi.org/10.1590/S0011-52582011000100002.

Ribeiro, Carlos A. 2009. Desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil: raça, classe e gênero. In Desigualdade de oportunidades no Brasil, organizado por Carlos A. Ribeiro, 21-74. Belo Horizonte: Argumentum.

Rijken, Susann, e Rosalia Henrica. 1999. Educational expansion and status attainment: a cross-national and over-time comparison. Thela Tesis ICS Dissertation.

Rotman, Assaf, Yossi Shavit, and Michael Shalev. 2016. Absolute and positional perspectives on educational stratification in Israel. Research in Social Stratification and Mobility (43): 17-24. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2015.06.001.

Salata, Andre. 2019. Schooling as a positional good: the Brazilian metropolitan regions in recent decades. British Journal of Sociology of Education (40): 410-429. https://doi.org/10.1080/01425692.2018.1552846.

Salata, Andre. 2018. Ensino superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social 30 (2): 219-253. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482.

Salata, Andre, and Sin Yi Cheung. 2022. Positional education and intergenerational status transmission in Brazil. Research in Social Stratification and Mobility (77): 100671. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2021.100671.

Scalon, Celi. 1999. Mobilidade social no Brasil: padrões e tendências. Rio de Janeiro: Revan.

Schwartzman, Simon, e Colin Brock. 2005. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Shavit, Yossi, and Hyunjoon Park. 2016. Introduction to the special issue: education as a positional good. Research in social stratification and mobility 100 (43): 1-3. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2016.03.003

Shavit, Yossi e Hans-Peter Blossfeld. 1993. Persistent inequality: changing educational attainment in thirteen countries. Boulder: Westview Press.

Silva, Nelson do V. 2003. Expansão escolar e estratificação educacional no Brasil. In Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida, organizado por Carlos Hasenbalg e Nelson do V. Silva, 105-147. Rio de Janeiro: Topbooks.

Silva, Nelson do Valle. 1992. Uma classificação ocupacional para o estudo da mobilidade e da situação de trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Iuperj (mimeo).

Silva, Nelson, Alberto Souza e Déborah Roditi. 1985. Industrialização e desigualdades educacionais no Brasil. Relatório de Pesquisa e Desenvolvimento 002/85. Rio de Janeiro: Laboratório Nacional de Computação Científica.

Spence, M. 1973. Job market signaling. The Quarterly Journal of Economics 87 (3): 355-374. https://doi.org/10.2307/1882010.

Szelényi, Szonja. 1999. Equality by design: the grand experiment in destratification in socialist Hungary. Stanford: Stanford University Press.

Tavares Júnior, Fernando 2011. Limites sociais das políticas de educação: equidade, mobilidade e estratificação social. Revista Inter Ação 36 (2): 539-558. https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16722.

Thompson, Ron, e Robin Simmons. 2013. Social mobility and post-compulsory education: revisiting Boudon’s model of social opportunity. British Journal of Sociology of Education 34 (5-6): 744-765. https://doi.org/10.1080/01425692.2013.816038.

Thurow, Lester C. 1975. Generating inequality. New York: Basic Books.

Torche, Florencia. 2005. Privatization reform and inequality of educational opportunity: the case of Chile. Sociology of education 78 (4): 316-343. https://doi.org/10.1177/003804070507800403.

Triventi, Moris, Nazareno Panichella, Gabriele Ballarino, Carlos Barone, e Fabrizio Bernardi. 2016. Education as a positional good: implications for social inequalities in educational attainment in Italy. Research in Social Stratification and Mobility (43): 39-52. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2015.04.002.

Vallet, Louis-André. 2004. The dynamics of inequality of educational opportunity in France: change in the association between social background and education in thirteen five-year birth cohorts 1908-1972. ISA Research Committee on Social Stratification and Mobility (7).

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Salata, A. R. (2022). Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: Um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 22, e43097. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.43097

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)