Um passo para trás para ver melhor a cidade

uma análise configuracional de crianças em Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42260

Palavras-chave:

Criança, Bairro, Cidade, Curitiba, Norbert Elias

Resumo

Discute-se aqui como o referencial teórico-metodológico de Norbert Elias pode ajudar a pensar sobre a relação entre criança e cidade. Investiga-se, do ponto de vista teórico -mas também a partir de alguns resultados de pesquisa-, qual a influência da dimensão espacial nas redes de interdependência de crianças. Para tal, destaca-se três aspectos importantes para esse tipo de produção do conhecimento: o construto teórico-metodológico eliasiano que parte de configurações sociais; as implicações deste construto para pensar pesquisas com crianças; e as implicações disso para compreender como diferentes crianças podem viver em cidades tão excludentes, hierarquizadas e produtoras de desigualdades. Conclui-se que este referencial ajuda muito pois provoca um tipo de compreensão do espaço como sendo tecido a partir de diferentes gradientes de poder e status e de acordo com as posições que as crianças e suas famílias ocupam na configuração do bairro e da cidade. Por outro lado, como a criança age na sua própria rede, ela questiona, significa, tensiona e altera o território como qualquer outro cidadão.

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Biografia do Autor

Valéria Milena Rohrich Ferreira, Universidade Federal do Paraná ( UFPR), Curitiba, PR, Basil

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. Mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ferreira, V. M. R. (2023). Um passo para trás para ver melhor a cidade: uma análise configuracional de crianças em Curitiba. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e42260. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42260

Edição

Seção

A infância urbana nas Ciências Sociais: problemáticas e desafios metodológicos