Classes sociais e consumo

Um estudo dos gastos das famílias brasileiras a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.41931

Palavras-chave:

Classe social, Consumo, Capital cultural, Capital econômico, Orçamentos familiares

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a relação entre classe social e consumo. A partir de uma perspectiva teórica que busca conectar práticas, disposições e classes, o consumo é visto como uma instância empírica privilegiada para a investigação das divisões sociais baseadas em classe. Existem homologias entre as estruturas de gastos das famílias e suas posições sociais? É provável que tais estruturas de gastos variem entre as classes e suas frações em função dos princípios de diferenciação do espaço social. Os dados são extraídos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018). Além da comparação dos gastos médios relativos das famílias conforme sua posição social, serão utilizadas técnicas exploratórias descritivas, como a Análise Geométrica de Dados. 

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Biografia do Autor

Edison Bertoncelo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma instituição.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Bertoncelo, E. (2022). Classes sociais e consumo: Um estudo dos gastos das famílias brasileiras a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018). Civitas: Revista De Ciências Sociais, 22, e41931. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.41931

Edição

Seção

Dossiê: Estratificação no século 21