Fratura geracional no Brasil no início do século 21?

Análise das oportunidades de vida da geração jovem no Brasil entre 2012 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.41669

Palavras-chave:

Fratura geracional, Efeito de trajetória, Juventudes

Resumo

O declínio em indicadores sociais e econômicos no Brasil na segunda década do século 21 abre a questão sobre quais serão os impactos dessa conjuntura negativa sobre as gerações jovens. Analisamos esse cenário aliando a teoria sobre fratura geracional com a teoria bourdieusiana de classe, em especial o conceito de efeito de trajetória, para compreender as estratégias dos agentes sociais a partir da relação entre estrutura de capitais e instrumentos de reprodução de capital. Utilizamos uma técnica de análise de correspondência para construir um mapa das variáveis com dados da Pnad-C do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comparando a situação da geração jovem entre 2012 e 2019. Os resultados apontam para uma redução das ocupações de classe média no Brasil, que foi mais sentida pela geração jovem, bem como para o aumento de jovens com alta escolaridade em classes de trabalhadores manuais. Essas evidências apontam indícios de uma possível fratura geracional na segunda década do século 21. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Bonumá Brunet, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Ji-Paraná, RO, Brasil.

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), em Ji-Paraná, RO, Brasil. 

Leonardo Mota de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Ji-Paraná, RO, Brasil.

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, (Unir), em Porto Velho, RO, Brasil. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), em Ji-Paraná, RO, Brasil. 

Nerio Aparecido Cardoso, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ji-Paraná, RO, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, MT, Brasil. Mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil; professor na Universidade Federal de Rondônia, (Unir), em Ji-Paraná, RO, Brasil.

Referências

Bourdieu, Pierre. 2011a. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre: Zouk.

Bourdieu, Pierre. 2011b. O Poder Simbólico. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Breen, Richard. 2015. Fundamentos de uma análise de classe neoweberiana. In Análise de classe: abordagens, organizado por Erik Olin Wright, 46-65. Petrópolis: Editora Vozes.

Chauvel, Louis. 2008. Social generations, life chances and welfare regime sustainability. In Changing France: the politics that markets makes, organizado por Pepper Culpepper, Peter Hall and Bruno Palier, 150-175. Londres: Palgrave Macmillan.

Chauvel, Louis. 2020. The western middle classes under stress: welfare state retrenchments, globalization, and declining returns to education. Mir Rossii 29 (4): 85-111. https://doi.org/10.17323/1811-038X-2020-29-4-85-111.

Chauvel, Louis, Eyal B. Haim, Anne Hartung, Emily Murphy. 2021. Rewealthization in twenty-first century Western countries: the defining trend of the socioeconomic squeeze of the middle class. The Journal of Chinese Sociology 8 (1): 1-17. https://doi.org/10.1186/s40711-020-00135-6.

Costa, Luana e Celi Scalon. 2013. Income inequality and social stratification in Brazil: key determining factors and changes in the first decade of the 21st century. In Handbook on social stratification in the Bric countries: change and perspective, organizado por Li Peiling, Mikhail K. Gorshkov, Celi Scalon and K L Sharma, 421-38. Cingapura: World Scientific Publishing.

Erikson, Robert, John H. Goldthorpe e Lucienne Portocarero. 1979. Intergenerational class mobility in three western european societies: England, France and Sweden. The British Journal of Sociology 30 (4): 415-41. https://doi.org/10.2307/589632.

Goldthorpe, John H., Catriona Llewellyn e Clive Payne. 1987. Social mobility and class structure in modern Britain. Oxford: Clarendon Press.

Gomes, Hellen B., Selma S. B. de Oliveira, Márcia I. P. Andrade. 2019. Desemprego, juventude e crise estrutural do capital: o precariado na cena contemporânea. Revista Internacional Interdisciplinar Interthesis 16 (3): 18-38. https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n3p18.

Hair Jr., Joseph F., William C. Black, Barry J. Babin, Rolph E. Anderson e Ronald L. Tatham. 2009. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.

Lê, Sebastien, Julie Josse, François Husson. 2008. FactoMineR: An R Package for Multivariate Analysis. Journal of Statistical Software 25 (1): 1-18. https://doi.org/10.18637/jss.v025.i01.

Miranda-Ribeiro, Adriana, Ricardo A. Garcia e Tereza C. de A. B. Faria. 2019. Baixa fecundidade e adiamento do primeiro filho no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População 36, 1-18. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0080.

Neri, Marcelo. 2008. A nova classe média. Rio de Janeiro: CPS-FGV.

Pochmann, Márcio. 2012. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo Editorial.

Pochmann, Márcio. 2018. Tendências estruturais do mundo do trabalho no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 25 (1): 89-99. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.29562019.

Rouanet, Henry, Wemer Ackermann, Brigitte Le Roux. 2000. The geometric analysis of questionnaires: the lesson of Bourdieu’s La Distinction. Bulletin de Méthodologie Sociologique 65 (1): 5-18. https://doi.org/10.1177/075910630006500103.

Salata, André. 2018. Ensino superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social 30 (2): 219-53. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482.

Salata, André e Celi Scalon. 2020. Socioeconomic mobility, expectations and attitudes towards inequality in Brazil. Sociologia & Antropologia 10 (2): 647-76. https://doi.org/10.1590/2238-38752020v10213.

Savage, Mike. 2016. A queda e o crescimento da análise de classes na sociologia britânica, 1950-2016. Tempo Social 28 (2): 57-72. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.110570.

Scalon, Celi. 1999. Mobilidade social no Brasil: padrões e tendências. Rio de Janeiro: Revan-Ipuerj-UCM.

Scalon, Celi. 2013. Social stratification and its transformation in Brazil. In Handbook on social stratification in the Bric countries: changes and perspectives, organizado por Li Peilin, Mikhail K. Gorshkov, Celi Scalon, K L Sharma, 3-19. Cingapura: World Scientific Publishing.

Scalon, Celi e André Salata. 2012. Uma nova classe média no Brasil da última década? O debate a partir da perspectiva sociológica. Sociedade e estado 27 (2): 387-407. https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5658.

Scalon, Celi, André Junqueira Caetano, Hugo Chaves, Luana Costa. 2021. Back to the past: gains and losses in Brazilian society. The Journal of Chinese Sociology 8 (1): 1-16. https://doi.org/10.1186/s40711-020-00132-9.

Souza, Jessé. 2010. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG.

Silva, Nelson do V., Carlos Hasenbalg. 2000. Tendências da desigualdade educacional no Brasil. Dados 43 (3): 423-45. https://doi.org/10.1590/S0011-52582000000300001.

Sposito, Marilia P., Raquel Souza, Fernanda A. Silva. 2018. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa 44:1-24. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201712170308.

Weber, Max. 1999. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Weininger, Elliot. 2015. Fundamentos de uma análise de classe de Pierre Bourdieu. In Análise de classe: abordagens, organizado por Erik Olin Wright, 46-65. Petrópolis: Editora Vozes.

Weller, Wivian. 2010. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Sociedade e Estado 25 (2): 205-24. https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5530.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Brunet, M. B., Andrade, L. M. de, & Cardoso, N. A. (2022). Fratura geracional no Brasil no início do século 21? Análise das oportunidades de vida da geração jovem no Brasil entre 2012 e 2019. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 22, e41669. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.41669

Edição

Seção

Dossiê: Estratificação no século 21