No desligar das câmeras
Experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid19
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39973Palavras-chave:
Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Etnografia, Educação Superior, JoinvilleResumo
Este artigo apresenta os movimentos iniciais de uma pesquisa etnográfica realizada com estudantes de ensino superior sobre suas experiências com o ensino remoto em 2020. Após a suspensão das atividades resenciais na pandemia, professores e estudantes se viram imersos em desafios decorrentes de um afrouxamento dos vínculos que sustentam a relação ensino-aprendizagem. Busca-se compreender como estudantes percebem e significam suas experiências com o ensino remoto, considerando-se as condições materiais para tanto e a rede de atores e agências que passam a determinar essas experiências no espaço doméstico. Assim, este estudo se volta para a dimensão vivencial das tecnologias digitais, considerando-se sua ubiquidade na vida contemporânea. Pretende-se, por fim, contribuir para a concepção de projetos educacionais que transcendam a instrumentalização tecnológica e se alinhem às gramáticas interativas mais significativas das socialidades contemporâneas, marcadas pela pervasividade das tecnologias digitais.
Downloads
Referências
DaMatta, Roberto. 1986. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco.
Escobar, Arturo. 2016. Bem-vindos à Cyberia: notas para uma antropologia da cibercultura. In Políticas Etnográficas no Campo da Cibercultura, organizado por Jean Segata e Theophilos Rifiotis, 21-66. Brasília: ABA Publicações.
Goffman, Erving. 2008. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes.
Latour, Bruno. 2008. Reensamblar lo social: una introducción a la teoría del actor-red. Buenos Aires: Manantial.
Lévy, Pierre. 1999. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.
Rifiotis, Theophilos. 2016. Desafios contemporâneos para a antropologia no ciberespaço: o lugar da técnica. In Políticas Etnográficas no Campo da Cibercultura, organizado por Jean Segata e Theophilos Rifiotis, 115-128. Brasília: ABA Publicações.
Sibilia, Paula. 2012. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto.
Segata, Jean e Theophilos Rifiotis, orgs. 2016. Políticas Etnográficas no Campo da Cibercultura. Brasília: ABA Publicações.
Strathern, Marilyn. 2014. O efeito etnográfico. In O efeito etnográfico e outros ensaios, 345-406. São Paulo: Cosac Naify.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).