No desligar das câmeras

Experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39973

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Etnografia, Educação Superior, Joinville

Resumo

Este artigo apresenta os movimentos iniciais de uma pesquisa etnográfica realizada com estudantes de ensino superior sobre suas experiências com o ensino remoto em 2020. Após a suspensão das atividades resenciais na pandemia, professores e estudantes se viram imersos em desafios decorrentes de um afrouxamento dos vínculos que sustentam a relação ensino-aprendizagem. Busca-se compreender como estudantes percebem e significam suas experiências com o ensino remoto, considerando-se as condições materiais para tanto e a rede de atores e agências que passam a determinar essas experiências no espaço doméstico. Assim, este estudo se volta para a dimensão vivencial das tecnologias digitais, considerando-se sua ubiquidade na vida contemporânea. Pretende-se, por fim, contribuir para a concepção de projetos educacionais que transcendam a instrumentalização tecnológica e se alinhem às gramáticas interativas mais significativas das socialidades contemporâneas, marcadas pela pervasividade das tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Maria Elisa Máximo, Associação Educacional Luterana Bom Jesus Ielusc (Faculdade Ielusc), Joinville, SC, Brasil.

Doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Florianópolis, SC, Brasil; professora da Associação Educacional Luterana Bom Jesus Ielusc (Faculdade Ielusc), Joinville, SC, Brasil.

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

Máximo, M. E. (2021). No desligar das câmeras: Experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid19. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 21(2), 235–247. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39973