Teoria do reconhecimento e democracia econômica: potenciais não exauridos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.3.29550

Palavras-chave:

Economia, Reconhecimento, Atenção (Aufmerksamkeit), Democracia econômica.

Resumo

O texto discute a relação entre reconhecimento e economia, primeiro ao abordar a interpretação teórica de reconhecimento atribuído por Adam Smith ao autointeresse humano, sentido este que no entanto foi perdido na construção posterior da teoria econômica. A seguir, serão apresentadas vertentes da teoria econômica que possuem ressonâncias na teoria do reconhecimento, assim como a discussão de Axel Honneth a respeito dos mercados a partir do ponto de vista da liberdade social. Será defendida a tese de que na reconsideração das raízes teóricas de reconhecimento da teoria econômica reside um significativo potencial para reformas em direção a uma economia mais igualitária e democrática.

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Biografia do Autor

Lisa Herzog, Hochschule für Politik, Technische Universität München (TUM), München, Alemanha.

Doutora pela University of Oxford (Oxford, Great Bitain), professora na Hochschule für Politik, Technische Universität München, München, Alemanha.

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

Herzog, L. (2018). Teoria do reconhecimento e democracia econômica: potenciais não exauridos. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 18(3), 523–538. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.3.29550

Edição

Seção

Dossiê: Reconhecimento e economia política