As crianças ausentes na rua e nas praças: etnografia dos espaços vazios

Autores

  • Ileana Wenetz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15477

Palavras-chave:

Crianças. Espaços vazios. Etnografia. Praças.

Resumo

Neste artigo, busco analisar como os discursos sobre infâncias e brincadeiras são mobilizados na escola e no seu entorno, em ruas e praças do bairro, e de que maneira e com quais efeitos eles atravessam, constituem, modificam, circulam e governam (ou não) os corpos das crianças. O referencial teórico-metodológico que orienta as análises ancora-se nos estudos culturais e o material empírico desta investigação foi constituído através de um trabalho de campo de caráter etnográfico. Procuro apresentar como a cidade não está preparada para as crianças, e como as praças não são o espaço de brincadeiras. Isto foi possível ao observar uma ausência das crianças nesses espaços. Os familiares destacam uma sensação de insegurança e medos para a criança não ficar sozinha brincando na rua.

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Biografia do Autor

Ileana Wenetz, UFSC

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Ufrgs (Porto Alegre, Brasil), pós-doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, SC, Brasil; participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea.

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Publicado

2014-01-31

Como Citar

Wenetz, I. (2014). As crianças ausentes na rua e nas praças: etnografia dos espaços vazios. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(2), 346–363. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15477