Policiamento democrático no Brasil: enquadramentos teóricos e desilusões empíricas. Um estudo das polícias do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.1.14652Palavras-chave:
Polícias do Brasil. Policiamento democrático. Reforma das polícias. Democracia.Resumo
Este artigo realiza levantamento teórico sobre policiamento democrático, destacando os aspectos da responsiveness e accountability na atividade policial. Procura demonstrar que as dificuldades de um policiamento democrático no Brasildecorrem de enclaves nos arranjos institucional, organizacional e cultural do sistema policial, bem como do processo de democratização. A partir do estudo das polícias civil e militar do Distrito Federal, discute a dificuldade de se formar polícias democráticas no Brasil em virtude de contradições internas às próprias organizações policiais. Ao fim, cogita a necessidade de reformas das polícias não só para reforçar a eficácia delas
no controle da criminalidade, mas, sobretudo para inseri-las num contexto democrático.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-08
Como Citar
Rocha, A. P. da. (2013). Policiamento democrático no Brasil: enquadramentos teóricos e desilusões empíricas. Um estudo das polícias do Distrito Federal. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(1), 56–76. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.1.14652
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Copyright (c) 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).