A avaliação nas diferentes etapas da Educação Básica
Palavras-chave:
Avaliação, Diagnóstico, Competência, Questões ContextualizadasResumo
A avaliação é prática pedagógica que tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação pressupõe sempre o constatar, o agir e o melhorar. O professor deve levar em conta que o trabalho é desenvolvido por áreas do conhecimento e, portanto, a avaliação também deve apresentar-se dessa forma. Os instrumentos avaliativos devem ser coerentes, diferenciados e adequados, de maneira a garantir a qualidade desse importante processo. Cada nível de ensino e cada ano tem suas especificidades e devem ser consideradas pelo professor, levando em conta os aspectos pertinentes à escolaridade e à faixa etária dos estudantes. Um bom instrumento avaliativo deve apresentar questões nos níveis básico, adequado e avançado, evidenciando o desenvolvimento das competências previstas para o período. A valorização das diferentes aprendizagens se faz necessária, percebendo o estudante como um todo, isto é, de acordo com suas potencialidades e nas diferentes áreas do conhecimento. A avaliação deve ser tanto das competências acadêmicas quanto das políticas, ético-estéticas e tecnológicas, contemplando as relações interpessoais, as atitudes que expressem os valores cristãos e a formação de hábitos saudáveis.
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Referências
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