Semana de Mediação e Incentivo à Leitura, evento online

relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Mediação de Leitura, Leitura, Evento online, Biblioteca Escolar, Biblioteca

Resumo

O artigo visa compartilhar o relato de experiência da Biblioteca Medianeira do Colégio Nossa Senhora Marista Graça, que em virtude da pandemia do Covid-19, precisou de forma abrupta reestruturar a programação do evento da Semana Mediação e Incentivo à Leitura, o qual vinha sendo organizado desde 2019. O evento ocorre todo ano na escola no formato presencial, está na sua quarta edição e faz parte do escopo da Biblioteca. Apresenta de forma sucinta a escola, a biblioteca e seus objetivos, na justifica aborda a importância da leitura, da mediação leitura e os valores da instituição a qual faz parte a biblioteca. A metodologia procurou estruturar os objetivos propostos por etapas da elaboração do evento, do envolvimento dos setores da escola e atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Xavier de França, Colégio Nosso Senhora Marista Graças, Viamão, RS, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre, RS, Brasil; bibliotecária no Colégio Nossa Senhora Marista Graças, Biblioteca Medianeira, em Viamão, RS, Brasil.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2007. p. 1-13. Disponível em: http://eprints.rclis.org/13269/. Acesso em: 21 set. 2020.

BEHR. A.; MORO, E. L. DA S.; ESTABEL. L.B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciencia da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v37n2/a03v37n2.pdf. Acesso em; 21 set. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-19652008000200003

CAMPELLO, Bernadete Santos. Leitura. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil:

práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico [manuscrito]. 2009. 207 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. Belo Horizonte, 2009. Cap. 3, p. 50-67. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7UUPJY. Acesso em: 21 set. 2020.

COLÉGIO MARISTA GRAÇAS. Sobre Maristas Graças. Viamão: Colégio Marista Graças. Disponível em: https://colegios.redemarista.org.br/gracas/sobre. Acesso em: 21 set. 2020.

COLÉGIO MARISTA GRAÇAS. Biblioteca Medianeira. Regulamento interno da Biblioteca Medianeira. Viamão: 2018.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. School Library Manifesto.1999.

Netherlands: IFLA, 1999. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-manifesto-pt-brazil.pdf. Acesso em: 21 de set. 2020.

MARISTA VIRTUAL 3.0. Porto Alegre: Rede Marista, [2020?]. Disponível em: https://colegiomarista.mrooms.net/user/profile.php. Acesso: 21 set. 2020.

MICROSOFT TEAMS. [S.l]: Microsoft, 2020. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/group-chat-software. Acesso em: 21 set. 2020.

NUNES, M. S. C.; SANTOS, F. O. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 3-28, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/142182. Acesso em: 28 set. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5344/3725 PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. (GUIA PMBOK). 4. ed. EUA: Project Management Institute, Inc., 2009.

RODRIGUES, Nadir Bonini Irmão. Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças: 1961 - 2011. Viamão: CMC, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Xavier de França, A. C. (2020). Semana de Mediação e Incentivo à Leitura, evento online : relato de experiência. Caderno Marista De Educação, 11(2), e39277. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39277

Edição

Seção

Relatos de Experiência