Propostas metodológicas para a prática de leitura: relato de experiência

  • Eduardo Pereira Machado Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos
Palavras-chave: Literatura. Ensino. Leitura.

Resumo

O presente estudo aborda, primeiramente, questões referentes às aulas de literatura, após apresenta uma proposta de trabalho em sala de aula com a tragédia grega Medeia, de Eurípides. Pretende-se, nessa perspectiva, desenvolver aulas mais dinâmicas e motivadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Pereira Machado, Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos

Licenciado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil
(ULBRA/RS), Especialista em Ensino de Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma Universidade e Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter/RS). Doutorando em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC). Professor dos Colégios Marista Assunção e Marista Ipanema e da Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos.

Referências

CAVALCANTE, Moema. Com método e criatividade: aula de literatura. In: SOUZA, Luana (org.). Ensino de língua e Literatura: alternativas metodológicas. Canoas: Editora da Ulbra, 2003.

EURÍPIDES. Medeia; Hipólito; As troianas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

MACHADO, Eduardo Pereira; RHEINHEIMER, Marione. Manifestações do trágico em Medeia e Gota d’água: da ruína pessoal à tragédia cósmica. Textura, n.15, jan/jun. 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1999.

RÖSING, Tânia M.K. Ler na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998.

BUARQUE, Chico; PONTES, Paulo. Gota d’água. 38ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

SMITH, Frank. A política da Ignorância. In: The politcs of reading. Point and couter point. Deleware: Eric & Ira, 1973.

SOUZA, Luana. Explorando textos e horizontes: a estética da recepção no ensino de literatura. In: SOUZA, Luana (org.). Ensino de língua e Literatura: alternativas metodológicas. Canoas: Editora da Ulbra, 2003.

Publicado
2011-12-31
Como Citar
Machado, E. P. (2011). Propostas metodológicas para a prática de leitura: relato de experiência. Caderno Marista De Educação, 8. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37208
Edição
Seção
Artigos