Um estudo contrastivo de boosters num corpus de inglês falado no meio acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.45028

Palavras-chave:

divisão acadêmica, papéis acadêmicos, gênero, níveis de interatividade, impulsionadores

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar o uso de boosters no Michigan Corpus of Academic Spoken English (MICASE). Examinou se falantes nativos e não nativos de inglês diferiam entre si no uso de reforços com base em Hyland (2005), em todas as divisões acadêmicas, níveis de interatividade, gêneros e funções acadêmicas no inglês acadêmico falado. Os resultados do teste inferencial UNIANOVA revelaram que não apenas os falantes nativos de inglês utilizaram reforços com mais frequência do que os não nativos nas quatro variáveis, mas também empregaram reforços de uma forma específica para divisões acadêmicas, níveis de interatividade, gêneros e funções acadêmicas. Além da influência da cultura e da proficiência no uso de boosters, esta análise de corpus descobriu que os falantes nativos de inglês direcionam suas declarações de maneira a parecerem mais convincentes para o público nas ciências sociais do que nas ciências exatas. Também indicou uma maior tentativa dos falantes nativos de convencerem o seu público da verdade nas suas proposições, apresentar novas informações como verdadeiras e apoiar os seus próprios propósitos manipulativos ou persuasivos em discursos altamente interativos, mais do que os outros níveis de interatividade. Além disso, foi demonstrado que as mulheres falantes nativas excedem a capacidade de expressar opiniões, de fazer sugestões com confiança no seu conhecimento do tema e de minimizar a possibilidade de aceitar outras opções de inglês acadêmico falado do MICASE. Em última análise, ilustrou que os falantes acadêmicos nativos de inglês com funções docentes tiveram uma classificação mais elevada para fortalecer a sua existência, posição, argumento, reivindicações e compromisso com seu discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ali khudhair Abd Oun Wazni, Departamento de Inglês, Filial de Isfahan (Khorasgan), Universidade Islâmica Azad, Isfahan, Irã.

M.A em Ensino da Língua Inglesa pela Filial de Isfahan (Khorasgan) da Universidade Islâmica Azad no Irã com bacharelado em Ensino da Língua Inglesa pela Universidade de Bagdá no Iraque. Professor de Inglês na Osama Bin Zaid em Karbala, Iraque.

Sara Mansouri, Departamento de Inglês, Filial de Najafabad, Universidade Islâmica Azad, Najafabad, Irã.

Ph.D. em Lingüística Aplicada pela Filial de Isfahan (Khorasgan) da Universidade Islâmica Azad com mestrado e bacharelado em Ensino da Língua Inglesa pela Filial da Universidade Islâmica Azad-Najafabad. Professor assistente do Departamento de Inglês da Universidade Islâmica Azad-Filial de Najafabad no condado de Najafabad, Isfahan, Irã.

Sousan Sattar Boroujeni, Departamento de Inglês, Filial de Najafabad, Universidade Islâmica Azad, Najafabad, Irã.

Ph.D. em Lingüística Aplicada pela Filial de Isfahan (Khorasgan) da Universidade Islâmica Azad com mestrado e bacharelado em Ensino da Língua Inglesa pela Filial da Universidade Islâmica Azad-Najafabad. Professor assistente do Departamento de Inglês da Universidade Islâmica Azad-Filial de Najafabad no condado de Najafabad, Isfahan, Irã.

Referências

Abdullah, S. S. (2022). A Pragmatic Analysis of Metadiscoursal Markers (Hedges and Boosters) in Linguistics and Biology MA Theses: A Linguascientific Corpus-based Study. International Journal of Early Childhood Special Education, 14(1), 1173-1185. http://dx.doi.org/10.9756/intjecse/v14i1.221134

Cazares-Cervantes, A., LaGue, A., & Dykeman, C. (2019). Authorial Stance in Counseling Research Articles. http://dx.doi.org/10.31234/osf.io/8q539

Dixon, J. A., & Foster, D. H. (1997). Gender and Hedging: From Sex Differences to Situated Practice. Journal of Psycholinguistic Research, 26(1): 89-107. https://doi.org/10.1023/A:1025064205478

Donadio, P., & Passariello, M. (2022). Hedges and boosters in English and Italian medical research articles: A cross- -cultural comparison. International Journal of Language Studies, 16(1), 1-20. http://www.ijls.net/pages/volume/vol16no1.html

Dutra, D. P., & Gomide, A. R. (2016). Compilation of a University Learner Corpus. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 6, 21-33. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2015.s.21311

Farnia, M., & Gerami, S. (2021). Comparative Study of Interactional Metadiscourse Markers in the Discussion Section of Soft and Hard Science Research Articles: Hedges and Boosters in Focus. Jordan Journal of Modern Languages and Literatures, 13(2), 263-280. https://journals.yu.edu.jo/jjmll/Issues/vol13no22021/Nom5.pdf

Hryniuk, K. (2018). Expert-like use of hedges and boosters in research articles written by Polish and English native- -speaker writers. Research in Language, 16(3), 263-280. https://doi.org/10.2478/rela-2018-0013

Hu, G., & Cao, F. (2011). Hedging and boosting in abstracts of applied linguistics articles: A comparative study of English-and Chinese-medium journals. Journal of Pragmatics, 43(11), 2795-2809. https://doi.org/10.1016/j.pragma.2011.04.007

Hyland, K. (1998a). Boosting, hedging and the negotiation of academic knowledge. Text & Talk, 18(3), 349-382. https://doi.org/10.1515/text.1.1998.18.3.349

Hyland, K. (1998b). Persuasion and context: The pragmatics of academic metadiscourse. Journal of Pragmatics, 30(4), 437-455. https://doi.org/10.1016/S0378-2166(98)00009-5

Hyland, K. (2004a). Disciplinary discourses, Michigan classics ed.: Social interactions in academic writing. University of Michigan Press. https://doi.org/10.3998/mpub.6719

Hyland, K. (2004b). Disciplinary interactions: Metadiscourse in L2 postgraduate writing. Journal of Second Language Writing, 13(2), 133-151. https://doi.org/10.1016/j.jslw.2004.02.001

Hyland, K. (2005). Metadiscourse: Exploring Interaction in Writing. Continuum.

Khabbazi Oskouei, L. (2011). Interactional variation in English and Persian: A comparative analysis of metadiscourse Features in magazine editorials [Doctoral dissertation, University of East Anglia]. https://ueaeprints.uea.ac.uk/35688/1/2011Khabbazi-OskoueiLPhD.pdf

Meyerhoff, M. 1992. “A sort of something — hedging strategies on nouns.” Working Papers on Language. Gender, and Sexism 2(1), 59-73. https://www.academia.edu/45682739/A_sort_of_something_Hedging_strategies_on_nouns

Mokhtar, M. M., Hashim, H., Khalid, P. Z. M., Albakri, I. S. M. A., & Jobar, N. A. (2021). A Comparative Study of Boosters between Genders in the Introduction Section. Arab World English Journal, 12(1), 515-526. https://ssrn.com/abstract=3826866

Mu, C., Zhang, L. J., Ehrich, J., & Hong, H. (2015). The use of metadiscourse for knowledge construction in Chinese and English research articles. Journal of English for Academic Purposes, 20, 135-148. http://dx.doi.org/10.1016/j.jeap.2015.09.003

Sepehri, M., Hajijalili, M., & Namaziandost, E. (2019). Hedges and boosters in medical and engineering research articles: A comparative corpus-based study. Global Journal of Foreign Language Teaching, 9(4), 203-213. http://dx.doi.org/10.18844/gjflt.v9i4.4342

Silva, R. S. (2012). Fairy tales and moral values: a corpus- -based approach. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 3(1), 133-145. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/10326

Simpson, R., Lee, D., & Leicher, C. (2002). The Michigan Corpus of Academic Spoken English. Quod. https://quod.lib.umich.edu/m/micase

Skorczynska, H., & Carrió-Pastor, M. L. (2021). A cross- -disciplinary study of verb boosters in research articles from Engineering, Medicine and Linguistics: Frequency and co-text variations. Revista Signos, 54(106), 575-599. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-09342021000200575

Söğüt, S., & Keçik, İ. (2020). A corpus-based analysis of stance adverbials as hedges and boosters in English argumentative essays of American university students and Turkish non-native university students. Konin Language Studies, 8 (1), 11-30. https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=989627

Ulrich, C., & Barreto, S. (2012). A corpus-based study of anaphora related to indefinite pronouns. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 3(1), 59-61. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/10332

Vázquez Orta, I., & Giner, D. (2009). Writing with conviction: The use of boosters in modelling persuasion in academic discourses. Revista Alicantina de Estudios Ingleses, 22, 219-237. http://dx.doi.org/10.14198/raei.2009.22.14

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Wazni, A. khudhair A. O., Mansouri, S., & Sattar Boroujeni, S. (2023). Um estudo contrastivo de boosters num corpus de inglês falado no meio acadêmico. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 14(1), e45028. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.45028

Edição

Seção

Artigos