Refletindo sobre as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA)

Autores

  • Rafael Padilha Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Aline Jéssica Antunes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31561

Palavras-chave:

Sociolinguística, formação docente, Português como Língua Adicional.

Resumo

Este trabalho busca elencar pressupostos da Sociolinguística Variacionista (SV) que são vistos como potenciais contribuidores para os processos de ensino e aprendizagem de Português Brasileiro. Seu objetivo é encontrar uma interface entre a SV e a metodologia de ensino de Português como Língua Adicional (PLA), na busca por elementos que contribuam para a formação docente e para a elaboração de materiais didáticos. Por meio de uma revisão bibliográfica, foi possível identificar que há vasta produção de materiais de formação docente e de ensino nas áreas de Sociolinguística e ensino de Português como Língua Materna, mas que ainda há espaço para discussão no que tange à produção de materiais semelhantes para o PLA. Defende-se, portanto, que há necessidade de desenvolvimento de estudos mais aprofundados com relação à formação docente e à elaboração de materiais didáticos de PLA que tenham como base os estudos da SV.

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Biografia do Autor

Rafael Padilha Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestrando em Letras - Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa CNPq.

Aline Jéssica Antunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda em Letras - Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa Capes.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Ferreira, R. P., & Antunes, A. J. (2019). Refletindo sobre as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA). BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(2), 308–322. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31561

Edição

Seção

Artigos