On Campus and Off Campus Guide: relato de uma experiência de projeto pedagógico na Educação Superior

Autores

  • Lívia Pretto Mottin Univates
  • Makeli Aldrovandi PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31133

Palavras-chave:

inglês como língua adicional, aprendizagem por projetos, aprendizagem significativa, guia.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um projeto de inglês como língua adicional para alunos brasileiros de níveis mistos. Baseado na perspectiva de aprendizagem por meio de projetos, e considerando a necessidade de um processo de ensino de língua adicional significativo, foi desenvolvido um projeto para criar um guia para alunos intercambistas que chegam à universidade. Para a elaboração deste guia, foram mobilizados 140 alunos de 5 turmas, orientados
por duas professoras. O guia – produto final do projeto – foi disponibilizado para a Diretoria de Relações Internacionais da instituição para que fosse distribuído aos intercambistas que têm conhecimento em língua inglesa. O trabalho com projetos permite que todos os alunos se envolvam de forma integral, oferecendo ao grupo uma gama de conhecimentos e habilidades variados e igualmente importantes, fazendo da aula de língua adicional mais do que um momento
de aprender regras sobre uma língua, mas um momento de troca de conhecimentos e promoção de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrighetti, Graziela. H. 2012. Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas através da pedagogia de projetos. In Português como Língua Adicional: reflexões para a prática docente (p. 71-90). Porto Alegre: Bem Brasil.

Bakhtin, Mikhail. 2003. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

British Council Brasil. 2018. Universidades para o mundo – Desafios e oportunidades para a internacionalização. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/guia_universidades_para_o_mundo.pdf>. Acesso em 21 maio 2018.

Clark, Herbert H. 2000. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução, 9, p. 49-71. [Tradução por Nelson de Oliveira Azevedo e Pedro M. Garcez de: Clark, Herbert H. 1996. The use of language. In Herbert H. Clark. Using language (p. 3-25). Cambridge: Cambridge University Press.]

Finardi, Kyria R. & Porcino, Maria C. 2015. O papel do inglês na formação e na internacionalização da educação no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, 14(1), p. 109-134.

Gonzalez, Nancibel Webber & Schlatter, Margarete. 2016. Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online. Horizontes de Linguística Aplicada, 15(2), p. 115-142.

Hernández, Fernando, Ventura, Montserrat. 1998. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed.

Hernández, Fernando. 2001. Os projetos de trabalho: um mapa para navegantes em mares de incertezas. Projeto: Revista de Educação (Porto Alegre), 4, p. 2-7.

Hernández, Fernando. 2014. Entrevista com o Professor Fernando Hernández. Revista Bem Legal, 4(1), p. 65-72. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoesanteriores/

no_1_2014/entrevista-com-o-professor-fernando-Hernández>. Acesso em 23 maio 2018.

Schlatter, Margarete & Garcez, Pedro de Moraes. 2009. Língua espanhola e língua inglesa: referencial curricular. Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (p. 125-172). Porto Alegre: Secretaria da Educação.

Schlatter, Margarete & Garcez, Pedro. 2012. Línguas Adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Erechim: Edelbra.

Welp, Anamaria de Souza K. & Vial, Ana Paula S. 2016. Currículo com base em projetos pedagógicos: relato de uma experiência na educação superior. Revista Entrelinhas, 10(2), p. 230-254.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Mottin, L. P., & Aldrovandi, M. (2018). On Campus and Off Campus Guide: relato de uma experiência de projeto pedagógico na Educação Superior. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 103–114. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31133

Edição

Seção

Artigos