Linguística Aplicada e o ensino de línguas adicionais

Autores

  • Rodrigo Smaha Lopes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
  • Jaqueline Laís Salles Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
  • Nelza Mara Pallú Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31113

Palavras-chave:

linguística aplicada, professores, pós-método.

Resumo

Esse artigo objetiva salientar a importância do conhecimento da Linguística Aplicada (LA) na construção contínua de práticas pedagógicas que envolvem o ensino-aprendizagem de línguas e, por meio da relação entre os métodos/as abordagens de ensino e do desenvolvimento das pesquisas em LA, mostrar como o papel do professor foi se modificando, desde o surgimento da LA até o que se convencionou chamar, hoje, de Pós-método – Prabhu (1990), Kumaravadivelu (1994, 2001) e Celani (2009). Nesse cenário, é o professor quem passa a determinar – ou deveria determinar – qual método/abordagem será mais profícuo(a), a partir da investigação de seu contexto e não a priori. Espera-se que este trabalho contribua para que o professor de língua adicional reflita sobre suas práticas em sala de aula – do por quê, para quê, como e o que ensinar –, para transformá-las, formar-se crítico-reflexivamente e se tornar, de fato, um professorpesquisador.

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Biografia do Autor

Rodrigo Smaha Lopes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Letras da UNIOESTE/Cascavel.

Jaqueline Laís Salles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Letras da UNIOESTE/Cascavel. Bolsista CAPES.

Nelza Mara Pallú, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon

Professora de Língua e Literatura Inglesa do Curso de Letras da UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Lopes, R. S., Salles, J. L., & Pallú, N. M. (2019). Linguística Aplicada e o ensino de línguas adicionais. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(2), 281–292. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31113

Edição

Seção

Artigos