Aprendendo língua inglesa através de grupo de Facebook: atividades de desenvolvimento de habilidades orais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28205

Palavras-chave:

aprendendo língua, aprendendo inglês, habilidade oral, grupo Facebook, ferramentas Web2.0.

Resumo

Os sites de redes sociais, embora não inicialmente projetados para fins educacionais, já tiveram uma presença em contextos educacionais. Em particular, o potencial do Facebook (FB) e do seu Grupo Fechado como ferramenta para o aprendizado de língua foi analisado por vários estudos, embora a maioria pareça limitar seu alcance ao uso do Facebook para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Este artigo busca investigar potenciais atividades complementares que podem ser realizadas em conexão com um Grupo Fechado do Facebook, usando ferramentas de acesso livre para auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais em um ambiente de aprendizagem de inglês em nível de escola primária. As ferramentas selecionadas foram avaliadas, testadas e integradas a um grupo fechado no Facebook, no âmbito do tópico “países de língua inglesa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alemi, Minoo. 2016. General Impacts of Integrating Advanced and Modern Technologies on Teaching English as a Foreign Language. International Journal on Integrating Technology in Education, 5(1), p. 13-26.

Aydin, Selami. 2012. A review of research on Facebook as an educational environment. Education Tech Research Development, 60 (1093). 10.1007/s11423-012-9260-7

Barnes, John 1954, Class and committees in a Norwegian Island Parish. Human Relations, 7, p. 39-58.

Blattner Geráldine & Fiori, Melissa. 2009. Facebook in the Language Classroom: Promises and Possibilities. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 6(1). Chiroma Haruma, Shuib, Nor Liyana Mohd, Abubakar, Adamu, Zeki Akram, Gital,

Abdulsalam, Herawan, Tutut, Abawajy, Jemal 2016. Advances in Teaching and Learning on Facebook in Higher Institutions. IEEE Access 6. 10.1109/ACCESS.2016.2643682

Ekoc, Arzu 2014. Facebook Groups and as Supporting Tool for Language Classrooms. Turkish Online Journal of Distance Education, 15(3).

Manca, Stefania, Ranieri, Maria 2013. Is it a tool suitable for learning? A critical review of the literature on Facebook as a technology-enhanced learning environment, Journal of Computer Assisted Learning, 29(6), p. 487-504.

Ponte, Carla, Canelas, Regina, 2013, Potencialidades Educativas do Facebook na Aprendizagem não-formal da Língua Inglesa, Internet Latent Corpus Journal, 3(1), p. 35-48.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Barbosa, C. (2017). Aprendendo língua inglesa através de grupo de Facebook: atividades de desenvolvimento de habilidades orais. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(2), 220–233. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28205

Edição

Seção

Artigos