Ensino de Língua Inglesa na educação infantil: relatos de prática ancorados na abordagem de compreensão
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31919Palabras clave:
ensino e aprendizagem de língua estrangeira, abordagem da compreensão, educação infantil, língua inglesa, método resposta física total.Resumen
A aprendizagem da língua inglesa é valorizada globalmente, sendo esta disciplina obrigatória na educação básica brasileira a partir do 6º ano do ensino fundamental, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nas instituições privadas, no entanto, o ensino do inglês inicia significativamente antes, já na educação infantil. Este artigo apresenta reflexões teóricas a partir da prática de uma professora de língua inglesa em uma escola de educação infantil de Porto Alegre, onde atende crianças de 2 a 6 anos. Foram utilizados para análise os registros das aulas e, como referencial teórico, escritos de Anthony (2011), Asher (1968), Krashen (1982) e Larsen-Freeman (2003). Espera-se que o estudo contribua para que outros professores também possam refletir sobre sua prática docente a partir dos conceitos de abordagem, método e técnicas de ensino.
Descargas
Citas
Anthony, Edward Mason. 2011. Abordagem, método e técnica. Trad. A. J. Meireles, V. M. A. Rodrigues, & J. C. P. de Almeida Filho. História do ensino de línguas no Brasil, 5(1), p. 1-5.
Asher, James John. 1968. The Total Physical Response Method for Second Language Learning. San Jose State College.
Brasil. 2017a. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB/CNE.
Brasil. 2017b. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal.
British Council Brasil. 2014. Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil. São Paulo: Instituto de Pesquisa Data Popular.
Emenda constitucional, nº 270, de 11 de setembro de 2018. Acrescenta parágrafo ao art. 209 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em:
Guesser, Adalto. 2007. A diversidade linguística da internet como reação contra-hegemônica das tendências de centralização do império. Ciência da Informação, 36(1), p. 79-91.
Krashen, Stephen David. 1982. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press.
Larsen-Freeman, Diane. 2003. Techniques and principles in language teaching. Oxford: University Press.
Lima, Venâncio Prudêncio & Silva, João Fábio Sanches (2010). Resposta Física Total. Web Revista Página de Debates: Questões de Linguística e Linguagem, 13(1), p. 1-5.
Polidório, Valdomiro (2014). O ensino de língua inglesa no Brasil. Revista Travessias, 8(2), p. 340-346.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.