Ensino de Língua Inglesa na educação infantil: relatos de prática ancorados na abordagem de compreensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31919

Palabras clave:

ensino e aprendizagem de língua estrangeira, abordagem da compreensão, educação infantil, língua inglesa, método resposta física total.

Resumen

A aprendizagem da língua inglesa é valorizada globalmente, sendo esta disciplina obrigatória na educação básica brasileira a partir do 6º ano do ensino fundamental, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nas instituições privadas, no entanto, o ensino do inglês inicia significativamente antes, já na educação infantil. Este artigo apresenta reflexões teóricas a partir da prática de uma professora de língua inglesa em uma escola de educação infantil de Porto Alegre, onde atende crianças de 2 a 6 anos. Foram utilizados para análise os registros das aulas e, como referencial teórico, escritos de Anthony (2011), Asher (1968), Krashen (1982) e Larsen-Freeman (2003). Espera-se que o estudo contribua para que outros professores também possam refletir sobre sua prática docente a partir dos conceitos de abordagem, método e técnicas de ensino.

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Biografía del autor/a

Amanda Maraschin Bruscato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda do último semestre em Letras pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do penúltimo semestre em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Citas

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

Bruscato, A. M. (2019). Ensino de Língua Inglesa na educação infantil: relatos de prática ancorados na abordagem de compreensão. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(2), 409–416. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31919

Número

Sección

Artículos