Rastros de mudanças epistemológicas na área de português como língua adicional: o exame Celpe-Bras como um mecanismo de políticas linguísticas

Autores/as

  • Alexandre Ferreira Martins Université Paul-Valéry Montpellier 3

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31154

Palabras clave:

português como Língua Adicional, políticas linguísticas, Celpe-Bras.

Resumen

Este texto discute as mudanças epistemológicas na área de Português como Língua Adicional (PLA) no Brasil nos anos que antecederam a implementação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Nesse sentido, assume-se este exame como um mecanismo de políticas linguísticas de facto, relativo ao modelo ideológico de políticas linguísticas de Shohamy (2006), para a abordagem de sua importância no desenvolvimento
da área de PLA no Brasil. O debate com relação às mudanças epistemológicas observáveis em produções acadêmicas, notadamente em teses e dissertações selecionadas a partir da revisão da recolha de trabalhos realizada por Furtoso (2015), é descortinado na sua relação com os pressupostos teóricos do Celpe-Bras. Este mecanismo passa a legitimar e ampliar, a partir de 1998, as críticas e as reinterpretações presentes nas produções da área antes de seu advento. Sua
elaboração acompanhou as mudanças epistemológicas da área e sistematizou, sobretudo, as principais reflexões com relação à proficiência em língua adicional.

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Biografía del autor/a

Alexandre Ferreira Martins, Université Paul-Valéry Montpellier 3

Montpellier

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

Martins, A. F. (2018). Rastros de mudanças epistemológicas na área de português como língua adicional: o exame Celpe-Bras como um mecanismo de políticas linguísticas. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 223–243. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31154

Número

Sección

Artículos