Resistência ao cisalhamento de adesivo autocondicionante e convencional ao esmalte e dentina bovinos
Palavras-chave:
Adesivos dentários, autocondicionantes, resistência ao cisalhamentoResumo
Objetivo: Avaliar a resistência ao cisalhamento de adesivo autocondicionante e adesivo convencional ao esmalte e dentina bovinos. Metodologia: As superfícies vestibulares de 28 incisivos mandibulares bovinos foram lixadas, sob refrigeração, para obtenção de superfícies de esmalte ou dentina planas. Um adesivo autocondicionante de passo único e um convencional de três passos foram utilizados de acordo com as instruções dos fabricantes (Adper Easy One and Adper Scotchbond, respectivamente). Um cilindro de resina composta foi confeccionado sobre a camada adesiva usando um molde de silicone (2 mm de diâmetro × 3 mm altura). Os espécimes foram armazenados a 37°C em água destilada por 24 h. A resistência de união foi mensurada através de máquina de ensaios universal à velocidade de 0.1 mm/min. Teste t de Student comparou os resultados de resistência de união entre os adesivos com nível de confiança de 95%. Resultados: Para os espécimes de esmalte, Adper Scotchbond apresentou valores significativamente maiores que Adper Easy One (P=0.007). Para espécimes de dentina, não houve diferenças significativas entre os adesivos (P=0.12). Conclusão: Adper Easy One mostrou menor resistência ao cisalhamento do que Adper Scotchbond no esmalte. Para dentina, Adper Easy One mostrou resistência de união similar ao Adper Scotchbond.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.