Avaliação de duas técnicas de aferição do espaço presente no arco dentário inferior quanto ao erro do método
Palavras-chave:
Arco dental, medição de espaço, reprodutibilidadeResumo
Objetivo: Avaliar a influência dos erros quando dois métodos para avaliação do espaço presente no arco dentário são utilizados. Métodos: Um examinador único realizou a aferição do espaço presente em 30 modelos de gesso através de duas técnicas: 1) mensuração realizada com paquímetro digital; e 2) mensuração feita através do contorno do arco com fio de latão e medição deste com régua milimetrada. Após 15 dias, esta análise foi novamente realizada, utilizando os dois métodos, sendo que cada um deles foi empregado duas vezes consecutivas em cada modelo. Assim, foram obtidos dados em condição de repetibilidade e de reprodutibilidade e os erros sistemáticos e aleatórios de cada método nestas condições foram calculados. Resultados: Os erros sistemáticos foram significativos (P < 0,05) apenas na condição de reprodutibilidade para o método com fio de latão. Com paquímetro, a análise dos erros aleatórios mostrou que os erros presentes foram inferiores a 1 mm nas duas condições. Com fio de latão estes erros não existiram em condição de repetibilidade, porém foram de 1,69 mm em condição de reprodutibilidade. Conclusões: No método com paquímetro digital os erros sistemático e aleatório foram considerados aceitáveis. O método de medição com fio de latão não apresentou erro para repetibilidade. Para reprodutibilidade, no entanto, o erro sistemático foi significante e o erro aleatório encontrado fez com que este método fosse considerado no presente estudo como inapropriado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.