Prevalência de desordens temporomandibulares e de dor orofacial em mulheres vítimas de violência
Palavras-chave:
Disfunção têmporo-mandibular, dor orofacial, violência doméstica, violência contra a mulherResumo
Objetivo: Os objetivos deste estudo foram o de avaliar a prevalência de Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial (DTM e DOf) em mulheres vítimas de violência, e o impacto da dor crônica nos fatores psicossociais relacionados, como depressão e somatização, e na qualidade de vida das mulheres. Metodologia: Uma amostra de conveniência de 20 mulheres em situação de violência doméstica que acessam instituições de apoio foram entrevistadas volutariamente. A dor orofacial e fatores psicossociais relacionados foram avaliados pelo RDC/DTM (Critério de Diagnóstico para Pesquisa das Desordens Temporomandibulares) Eixo II, e a história de abuso físico e social pelo S/PAHQ (Questionário sobre História de Abuso Físico e Sexual). Resultados: Oitenta por cento das mulheres vítimas de violência mostraram dor crônica, variando de 1 a 3 em uma escala de quarto ítens (0 to 3), 65% demonstraram depressão severa, e 60 e 70%, somatização severa com ou sem dor, respectivamente. Adicionalmente, 85% relataram dor na face, têmporas e ouvido no ultimo mês com uma padrão recorrente. Conclusão: Os dados indicaram alta prevalência de DTM e DOf nesta amostra. Há necessidade de qualificação de profissionais de saúde que atendam mulheres agredidas a fim de identificar a presença de DTM e DOf, bem como depressão e somatização.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.