Efetividade da análise ortodôntica de Tanaka e Johnston em brasileiro

Autores

  • Oswaldo Vasconcellos Vilella Universidade Federal Fluminense
  • Paulo Sérgio de Assunção Post-Graduation Course in Orthodontics, School of Dentistry, Federal Fluminense University, Niterói, RJ
  • Rodrigo Leitão de Assunção Specialty Course in Orthodontics, Federal Fluminense University, Niterói, RJ

Palavras-chave:

Dentição mista, avaliação, radiografia

Resumo

Objetivo: Avaliar a aplicabilidade da análise de Tanaka e Johnston em indivíduos brasileiros de cor de pele branca e de cor de pele negra. Metodologia: Um total de 650 modelos de gesso de arcadas dentárias foram examinados e 95 foram selecionados para compor a amostra. Mediu-se a maior distância entre os pontos de contato dos incisivos inferiores e caninos e pré-molares, superiores e inferiores do lado direito, com o paquímetro paralelo ao plano oclusal e perpendicular ao longo eixo do dente. A predição do comprimento dos caninos, primeiros e segundos pré-molares em ambos os arcos foi feita através da análise de Tanaka e Johnston. Comparou-se a predição e o valor real do tamanho dos dentes em relação ao sexo e à cor da pele dos sujeitos da amostra. Resultados: A análise de Tanaka e Johnston superestimou o somatório dos diâmetros mésio-distais dos caninos e pré-molares apenas no grupo de indivíduos de cor de pele branca do gênero feminino. Para os outros grupos não foram observadas diferenças estatisticamente significantes. Conclusão: A análise de Tanaka e Johnston permite uma predição aceitável do somatório dos diâmetros mésio-distais dos caninos e pré-molares dos indivíduos brasileiros de cor de pele negra e de cor de pele branca do gênero masculino. Com relação aos indivíduos de cor de pele branca do gênero feminino, os valores foram superestimados.

Biografia do Autor

Oswaldo Vasconcellos Vilella, Universidade Federal Fluminense

Oswaldo de Vasconcellos Vilella possui Graduação em Odontologia (1985), Especialização em Prótese Dentária (1985), Mestrado em Odontologia (Ortodontia) (1990) e Doutorado em Ciências (Radiologia) (2004), todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo Conselho Federal de Odontologia (2006). Em 1994 conquistou o primeiro lugar do Prêmio Amedeo Bobbio - melhor monografia sobre a história da odontologia brasileira - oferecido pelo IMOSP. Foi Diretor e Editor do periódico "Revista da Sociedade Brasileira de Ortodontia" no biênio 2005-2006. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal Fluminense de 2006 a 2010. Atualmente é Coordenador da Área de Concentração em Ortodontia do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado). É Professor Associado da Disciplina de Ortodontia e do Curso de Especialização em Ortodontia da UFF. É Pesquisador Convidado do Karolinska Institutet (Huddinge - Suécia) e consultor dos periódicos Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, Orthodontic Science and Practice, Revista Sul-Brasileira de Odontologia e Revista Naval de Odontologia. É autor dos livros "História da Ortodontia no Brasil" e "Manual de Cefalometria", atualmente na terceira edição. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia, orientando projetos de pesquisa nos Cursos de Especialização em Ortodontia e de Mestrado em Odontologia (Área de Concentração - Ortodontia) da UFF com os seguintes temas: cefalometria, aplicação da tomografia computadorizada de feixe cônico (cone beam) na ortodontia, respiração bucal e adenóides. É líder do Grupo Fluminense de Pesquisa em Ortodontia.

Downloads

Publicado

2012-01-13

Edição

Seção

Artigo Original