Liberação de oxigênio, microinfiltração e resistência de união ao cisalhamento em restaurações com resina composta após clareamento dental caseiro
Palavras-chave:
Clareamento, microinfiltração, cisalhamento, oxigênio, peróxido de carbamida, resina compostaResumo
Objetivo: Avaliaram-se os efeitos do clareamento dental caseiro na liberação de oxigênio a partir de dentes clareados, na resistência de união ao cisalhamento e microinfiltração de restaurações com resina composta. Metodologia: Foram selecionados 40 incisivos bovinos para titulação dos níveis de oxigênio pelo método iodométrico e 26 dentes para resistência de união e microinfiltração. Para titulação os dentes foram divididos em 4 grupos: T1- clareado e titulado após 24 h; T2- clareado e titulado após 48 h; T3- não clareado e titulado após 24 h; T4- não clareado e titulado após 48 h. No grupo T5 não se usaram dentes, servindo como controle inicial do teor de oxigênio. Para cisalhamento associado a microinfiltração dividiram-se aleatoriamente os dentes em 2 grupos: CM1- clareado; CM2- não clareado. O regime de tratamento clareador (Opalescense a 15%, Ultradent, South Jordan, UT, USA) foi de 8 h por dia durante 3 semanas. Para as restaurações utilizou-se a resina Z250 (3M-ESPE, St. Paul, MN, USA) com adesivo Single Bond (3M-ESPE, St. Paul, MN, USA). Resultados: Houve aumento significativo na liberação de oxigênio durante nas primeiras 24 h pós clareamento (ANOVA, P=0,0001). O teste t de Student confirmou diminuição da resistência de união para o grupo clareado (P=0,0001). Houve significante aumento na microinfiltração no grupo clareado, independentemente do examinador (teste de Wilcoxon: 1. P=0,0003; 2 P=0,0023; 3. P=0,0029). Conclusão: Há considerável variação nos resultados de liberação de oxigênio, resistência de união e microinfiltração em dentes submetidos a clareamento dental caseiro.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.