Exames de tomografia computadorizada e cintilografia para diagnóstico e plano de tratamento de osteocondroma condilar: Relato de caso
Palavras-chave:
Osteocondroma, diagnóstico, tomografia computadorizada, tumores ósseosResumo
Objetivo: Relatar um caso incomum de osteocondroma afetando o côndilo mandibular de uma paciente jovem e ilustrar as importantes contribuições dos diferentes exames por imagem para o diagnóstico e plano de tratamento desta lesão. Descrição do caso: Paciente do sexo feminino, 24 anos, com queixa principal de uma crescente assimetria facial e dor na região pré-auricular esquerda, além de apresentar redução da abertura bucal, desvio de mandíbula e mordida cruzada posterior, por um período de 18 meses. A radiografia panorâmica revelou um aumento do côndilo esquerdo, enquanto secções de tomografia computadorizada e reconstrução 3D exibiram um crescimento ósseo bem definido originando-se do côndilo. O exame de cintilografia revelou uma atividade osteogênica anormal na região de articulação tempormandibular esquerda. O côndilo foi cirurgicamente removido e após 18 meses de acompanhamento a radiografia panorâmica e a tomografia computadorizada não revelaram nenhum sinal de recorrência. Conclusão: Apesar de o osteocondroma ser um tumor ósseo benigno que raramente surge na região crânio maxilofacial, ele deve ser considerado como diagnóstico diferencial para massas de crescimento lento na área temporomandibular e o uso de diferentes exames por imagem contribuem significativamente para o correto diagnóstico e plano de tratamento desta condição patológica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.