Efeito de dois modelos de estresse associados à periodontite induzida por ligadura sobre parâmetros hematológicos em ratos

Autores

  • Leonardo Stephan Caporossi UNIC
  • Aurélio Rosa da Silva Universidade de Cuiabá -UNIC.
  • Tereza A. Delle Vedove Semenoff UNESP - Araçatuba - SP.
  • Fábio Miranda Pedro Universidade de Cuiabá -UNIC.
  • Alvaro Henrique Borges Universidade de Cuiabá - UNIC, MT.
  • Alex Segundo Semenoff-Segundo CEOPE, UNIC e UNIVAG

Palavras-chave:

Estresse, ratos, periodontite

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de dois modelos de estresse crônico - físico e variável - em ratos, associados à periodontite induzida, sobre parâmetros hematológicos: volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM) e concentração hemoglobínica corpuscular média (CHCM) hematócrito (Ht), hemácias (Hm), hemoglobina (Hg) e leucócitos (Lc). Metodologia: Selecionaram-se 48 ratas adultas da linhagem Wistar divididas aleatoriamente em 4 grupos (n=12): estresse físico (GEF), estresse variável (GEV), ligadura (GL) e controle (GC). Iniciou-se o ensaio de estresse físico (contenção e exposição ao frio) e estresse variável (exposição à luz piscante, isolamento, exame da cavidade bucal, ambiente congestionado, odor de sangue e barulho). Decorridos 10 dias do início do ensaio de estresse, os animais dos Grupos EF, EV e L foram anestesiados e um fio de seda foi adaptado em volta do segundo molar superior direito, sendo o ensaio de estresse mantido por mais 50 dias. Os animais foram anestesiados e procedeu-se a incisão e visualização da veia cava posterior. Realizou-se a punção sanguínea a vácuo, em tubos com EDTA. Os dados foram coletados por examinadores cegos e treinados e analisados por ANOVA e teste de Bonferroni, ao nível de significância de 0,05. Resultados: Os dois modelos de estresse alteraram todos os parâmetros hematológicos do estudo com exceção do VCM. Conclusão: O estresse associado à periodontite é capaz de modificar parâmetros sanguíneos em ratas.

Biografia do Autor

Leonardo Stephan Caporossi, UNIC

Graduando em Odontologia pela Universidade de Cuiabá -MT.

Aurélio Rosa da Silva, Universidade de Cuiabá -UNIC.

Graduando em Odontologia pela Universidade de Cuiabá -MT.

Tereza A. Delle Vedove Semenoff, UNESP - Araçatuba - SP.

Doutora em Estomatologia pela UNESP - Araçatuba,SP.

Fábio Miranda Pedro, Universidade de Cuiabá -UNIC.

Diretor da Faculdade de Odontologia de Cuiabá - UNIC, MT.

Alvaro Henrique Borges, Universidade de Cuiabá - UNIC, MT.

Professor de Endodontia e Odontologia em âmbito Hospitalar da Universidade de Cuiabá - UNIC,MT.

Alex Segundo Semenoff-Segundo, CEOPE, UNIC e UNIVAG

Centro Estadual de Odontologia para pacientes Especiais - CEOPE, Universidade de Cuiabá -UNIC- e Centro universitário de Várzea Grande - UNIVAG.

Downloads

Publicado

2010-09-25

Edição

Seção

Artigo Original