Percepção de educadores e alunos sobre a realização de bochechos fluorados
Palavras-chave:
Cárie dentária, prevenção primária, fluoreto de sódioResumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de educadores e alunos das escolas públicas de Araçatuba, SP, Brasil, sobre a importância da prática, dificuldades e sentimentos em relação aos bochechos fluorados. Metodologia: Selecionaram-se as escolas sem e com atenção de saúde bucal por cirurgião-dentista. Os alunos de 5ª a 8ª séries responderam perguntas sobre o sentimento em relação ao bochecho. Utilizou-se a escala de faces de Andrews, que é uma escala intervalar de sete pontos composta por faces estilizadas e a metodologia da temática simples para análise das questões. Os educadores responderam a perguntas sobre a importância do método preventivo e dificuldades na sua realização. Utilizou-se a Escala de Likert com o formato típico de cinco níveis de respostas para verificar o nível de concordância com as perguntas. Resultados: A amostra consistiu de 264 (40,3%) educadores e 5.788 (73,6%) alunos, que responderam o questionário. Do total, 254 (96,2%) dos educadores responderam favoravelmente à primeira questão e 72 (27,3%), à segunda questão. Um total de 1.128 (19,5%) alunos mostrou sentimento negativo em relação ao bochecho. Conclusão: A maioria dos educadores foi favorável à realização dos bochechos, entretanto grande parte acredita atrapalhar o bom andamento da escola. A maior parte dos alunos apresentou um sentimento positivo em relação ao bochecho, inclusive relevando aspectos considerados ruins pela percepção do benefício que o método proporciona.Downloads
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