Avaliação comparativa do preparo do canal radicular realizado por alunos de graduação com os sistemas manual e oscilatório

Autores

  • Andréa Cabral de Mello Vanzin PUC-RS
  • Fernando Branco Barletta ULBRA
  • Vania Fontanella ULBRA

Palavras-chave:

Endodontics, instrumentation, root canal therapy, X-ray computed tomography

Resumo

Objetivo: Avaliar o preparo do canal radicular realizado por alunos de graduação com os sistemas manual e oscilatório, considerando o desgaste produzido nas paredes do mesmo, o tempo de trabalho e a opinião dos estudantes. Metodologia: Foram utilizadas raízes mesiais de 20 molares inferiores humanos extraídos por indicação clínica. Vinte alunos de graduação realizaram o preparo de dois canais, um deles com o sistema manual e o outro com o sistema oscilatório, e posteriormente responderam a um questionário. O tempo foi registrado durante os preparos. Os dentes foram examinados por tomografia computadorizada antes e após o preparo. As imagens foram sobrepostas e as áreas de contorno demarcadas. Medidas lineares e da área de desgaste foram realizadas. Resultados: Não houve diferença entre as técnicas quanto à medida linear de desgaste. A parede distal apresentou maior desgaste no terço cervical do que no médio em ambas as técnicas. A área total de desgaste foi maior no terço cervical do que no médio. Com relação ao tempo de preparo, não houve diferença estatisticamente significante entre as duas técnicas. Conclusão: O sistema oscilatório constitui-se em um recurso auxiliar para o preparo do canal radicular no ensino de graduação.

Biografia do Autor

Andréa Cabral de Mello Vanzin, PUC-RS

Mestre em Endodontia, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Fernando Branco Barletta, ULBRA

Doutor em Endodontia, Professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, e Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS

Vania Fontanella, ULBRA

Doutora em Estomotologia Clínica, Professora da ULBRA, Canoas, RS, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

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Publicado

2009-11-24

Edição

Seção

Artigo Original